Outubro Rosa: médica alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce

SC no Ar desta terça-feira (19) recebeu a presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia da Regional Sul, Adriana Freitas, que esclareceu dúvidas sobre a prevenção contra o câncer de mama

Com a queda no número de mamografias em função da pandemia, a campanha do Outubro Rosa deste ano se fez ainda mais necessária. Para falar sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama e do diagnóstico precoce da doença, o SC no Ar desta terça-feira (19) recebeu a médica e presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia da Regional Sul, Adriana Freitas.

Médica alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce – Foto: Divulgação/NDMédica alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce – Foto: Divulgação/ND

A convidada explicou que em Santa Catarina, não há filas de espera para realizar a mamografia: “não temos demanda reprimida de mamografia. Ano passado, a gente fez uma campanha oferecendo os exames para a população e a gente percebeu que não era esse o nosso problema. Então, todas as mulheres que querem fazer o exame que procurarem o posto de saúde vão ter acesso à mamografia.”

“O primeiro passo: é muito importante entender que nós curamos mais de 90% das mulheres com câncer de mama se o diagnóstico é precoce. Ou seja, aquela paciente que não tá sentindo nada, ela tá bem em casa, não tem nódulo, não tem nada na mama. Ela procura o posto de saúde, vai agendar consulta com médico, o médico vai solicitar a mamografia e ela vai ser encaminhada para o exame”, disse Adriana.

Saiba mais sobre a prevenção contra o câncer de mama na entrevista completa.

+

SC no ar – Entrevistas

Loading...