Aos 50 anos, maior cooperativa médica de SC conta histórias de vida e relações humanas

Esperança e fé nos 50 anos da UGF: série de vídeos estreou no domingo, 11, com o reencontro de recuperada da Covid-19 com enfermeira que cuidou da paciente

Enfermeira e paciente recuperada de Covid-19 comemoram a vida – Foto: Divulgação/UnimedEnfermeira e paciente recuperada de Covid-19 comemoram a vida – Foto: Divulgação/Unimed

Estreou no domingo, no intervalo do Domingo Espetacular, pela NDTV, o Encontros 50, uma série de vídeos que resgata a história da Unimed Grande Florianópolis, contada por pacientes, médicos cooperados e colaboradores da maior cooperativa médica de Santa Catarina.

A série faz parte das ações da UGF (como é chamada a Unimed Grande Florianópolis) pelos 50 anos celebrados em 30 de agosto de 2021. Para marcar o cinquentenário, a UGF trouxe na prática um dos pilares de atuação que faz parte do dia a dia dos colaboradores e profissionais da saúde: trata-se do ‘Nosso Jeito de Cuidar’, um posicionamento que pulveriza o carinho, a atenção e a relação humana entre as pessoas. 

Para demonstrar o propósito do Nosso Jeito de Cuidar, oito histórias serão veiculadas no intervalo da programação da NDTV até o fim de agosto, de modo que todas elas resgatam alguma situação recente e marcante ou acontecimentos históricos da cooperativa. 

Alta hospitalar representou a esperança

A estreia da série Encontros 50 aproximou, após mais de um ano, a professora Alzira Isabel da Rosa da enfermeira do Hospital Unimed, Fabricia da Cunha. Moradora de São José, a paciente recebeu atendimento no Hospital Unimed em 2020, queixando-se de sintomas característicos da gripe. Diagnosticada, imediatamente precisou ser internada em decorrência da Covid-19. 

Enfermeira Fabrícia com a paciente Alzira: história de esperança e fé – Foto: Divulgação/UnimedEnfermeira Fabrícia com a paciente Alzira: história de esperança e fé – Foto: Divulgação/Unimed

Mulher de fé, Alzira manteve-se próxima de seu terço durante os 24 dias de internação, 16 deles intubada, e recebeu da equipe e da enfermeira Fabricia o cuidado necessário. A alta hospitalar ocorreu no domingo de Páscoa daquele ano, de modo que a recuperação de Alzira representou para a classe médica, na época, um sinal de esperança contra a Covid-19. 

O reencontro entre Alzira e Fabricia pode ser conhecido no canal oficial da UGF pelo YouTube. Clique aqui para assistir

Os cuidados com Alzira persistem: constantemente, ela recebe atendimento da Unimed pelo programa Atenção Personalizada à Saúde, e tem uma equipe interdisciplinar que providencia os cuidados médicos, de enfermagem, fonoaudiologia, psicologia e outros.

Cuidados continuam: Alzira recebe atendimento da Unimed pelo programa Atenção Personalizada à Saúde – Foto: Divulgação/UnimedCuidados continuam: Alzira recebe atendimento da Unimed pelo programa Atenção Personalizada à Saúde – Foto: Divulgação/Unimed

Nos próximos dias, a cooperativa apresentará outras histórias de pacientes que se recuperaram da Covid-19 e a relação dos profissionais e médicos cooperados com a Unimed Grande Florianópolis, ao longo dos 50 anos de história. 

+

Unimed – Nosso jeito de cuidar

Loading...