Aos 50 anos, Unimed inova para transformar seus produtos e serviços

A obsessão pelo cliente dita os próximos passos da cooperativa médica na Grande Florianópolis

Longe de ser daquelas empresas tradicionais pelo fator idade, a UGF (Unimed Grande Florianópolis) abraça o espírito da inovação para transformar seus produtos e serviços, no auge dos 50 anos. Conectada a um ecossistema de parcerias, o papel deu lugar a soluções digitais, burocracias estão sendo descomplicadas e o home office expandiu para o anywhere office (trabalhe de qualquer lugar!). Sobre esse assunto, o CEO Richard Oliveira tem uma explicação: “Nossa cooperativa vem se tornando um hub digital para substituir as sedes físicas. O trabalho não é mais um lugar para onde você vai, mas algo que você faz”.

Cápsula Doctor-U tem por finalidade unir pronto atendimento e telemedicina e fazer o trabalho similar ao da triagem médica do pronto-socorro – Foto: Unimed Grande Florianópolis/Divulgação/NDCápsula Doctor-U tem por finalidade unir pronto atendimento e telemedicina e fazer o trabalho similar ao da triagem médica do pronto-socorro – Foto: Unimed Grande Florianópolis/Divulgação/ND

A partir dessa premissa, o slogan #ObsessãoPeloCliente ecoa entre as áreas de negócio. Mais do que um posicionamento interno, o bordão surgiu para pulverizar na prática seu significado aos mais de 200 mil beneficiários, de modo que tudo é pensado e planejado para melhorar a jornada deles.

O aplicativo Cliente UGF, por exemplo, foi reformulado no início de 2021 com funcionalidades e melhorias que respondem na prática o significado dessa obsessão por fazer mais. A trilha de maturidade também foi estabelecida para facilitar o acesso à saúde.

Prova disso é Doctor-U, uma cápsula (também chamada de cabine) com a finalidade de unir pronto atendimento e telemedicina e fazer o trabalho similar ao da triagem médica do pronto-socorro, conectando pacientes com médicos via teleconsulta em poucos instantes. Lançada em 2020, é a primeira no país a entregar esse tipo de experiência.

Todos os clientes da cooperativa médica podem utilizar Doctor-U, que está disponível em Florianópolis, na Acate (Passeio Primavera), na loja Unimed em Santo Amaro da Imperatriz, em empresas parceiras e, nos próximos dias, em Tijucas.

“Nosso papel na saúde é democratizar acessos e simplificar atendimentos”, afirma Théo Fernando Bub, presidente da Unimed Grande Florianópolis“Nosso papel na saúde é democratizar acessos e simplificar atendimentos”, afirma Théo Fernando Bub, presidente da Unimed Grande Florianópolis

Embora os clientes estejam no centro, os médicos cooperados formam outro público de representatividade. Iniciativas de valorização e programas de remuneração são colocadas em prática e a transparência dos dados é questão de honra para uma gestão técnica e comandada sob os princípios da governança corporativa e do compliance.

O espírito inovador do qual a UGF incentiva seus colaboradores trouxe outra solução, batizada de Techcash. Em linhas gerais, é um novo modelo de pagamento no ecossistema financeiro do sistema de saúde e encurta para apenas 1 dia o pagamento médico que aconteceria em quase 2 meses.

Não por acaso, o poder da inovação na UGF tem inspirado empresas, pessoas e encurtado distâncias. É a ponte para um futuro melhor!

Paciente Alécio em recente encontro com a colaboradora Brenda – Foto: Unimed Grande Florianópolis/Divulgação/NDPaciente Alécio em recente encontro com a colaboradora Brenda – Foto: Unimed Grande Florianópolis/Divulgação/ND

Olhar atencioso salva vidas!

A #ObsessãoPeloCliente que rege os passos da Unimed Grande Florianópolis traz ainda mais sentido ao Nosso Jeito de Cuidar. Trata-se de um comportamento humanizado de dentro para fora da cooperativa, no sentido de estabelecer uma jornada de cuidado e atenção com os clientes. E esse olhar atencioso da colaboradora Brenda Cristina Becker Alves foi decisivo para a vida do paciente Alécio Ireno da Silva.

Entre uma tarefa e outra num dia habitual de trabalho, Alécio apareceu em frente ao balcão no qual Brenda trabalha na Unimed para agendar uma consulta médica. Embora sem conhecimento técnico de aferição de saúde, mas com um olhar atento às pessoas, Brenda identificou em Alécio sinais de palidez, fala trêmula e olhar cabisbaixo, fazendo-a sugerir que o paciente procurasse o pronto atendimento do Hospital Unimed, localizado no térreo do mesmo prédio.

“Nossa cooperativa vem se tornando um hub digital para substituir as sedes físicas. O trabalho não é mais um lugar para onde você vai, mas algo que você faz”, destaca Richard Oliveira, CEO da Unimed Grande Florianópolis, sobre o modelo de trabalho anywhere office – Foto: Unimed Grande Florianópolis/Divulgação/ND“Nossa cooperativa vem se tornando um hub digital para substituir as sedes físicas. O trabalho não é mais um lugar para onde você vai, mas algo que você faz”, destaca Richard Oliveira, CEO da Unimed Grande Florianópolis, sobre o modelo de trabalho anywhere office – Foto: Unimed Grande Florianópolis/Divulgação/ND

No início, Alécio resistiu ao conselho de Brenda, apesar dela ter se oferecido para acompanhá-lo à unidade. Instantes depois, optou por seguir a recomendação da colaboradora. Chegando na triagem, as primeiras aferições da equipe apontaram que o caso era grave. Alécio apresentava princípio de infarto e foi imediatamente encaminhado para a realização de uma angioplastia coronária, com implante de duplo stent. “A percepção, a sensibilidade e a orientação da Brenda salvaram a minha vida”, conta Alécio.

Quando recebeu alta, pediu à família um pequeno desvio no caminho para casa. O objetivo era passar pelo Ambulatório e agradecer a colaboradora da Unimed pelo gesto que salvou uma vida. “Ele chegou na minha frente e disse: “Você lembra de mim? E me contou o que havia acontecido. Foi uma das experiências que mais me emocionaram. Cada momento é valioso e pode salvar a vida de alguém”, emociona-se Brenda.

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