Apesar da alta procura, SC tem insumos para realizar testes de Covid-19 por 4 meses

Secretaria de Estado da Saúde já solicitou ao Ministério da Saúde pelo menos 1,1 milhão de testes de antígeno para o Estado

Após 42 mil novos casos de Covid-19 em Santa Catarina desde o dia 1° de janeiro até esta quinta-feira (13), o Estado vem enfrentando filas em postos de saúde e de testagem. Apesar da alta procura, a SES (Secretaria de Estado da Saúde) afirma que ainda há insumos suficientes para realizar testes por até quatro meses, se os números continuarem como estão.

Apesar da alta procura, SC tem insumos suficientes para testar por 4 meses – Foto: Mauricio Vieira/Secom/Divulgação/NDApesar da alta procura, SC tem insumos suficientes para testar por 4 meses – Foto: Mauricio Vieira/Secom/Divulgação/ND

Ainda conforme a SES, no momento o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) possui 200 mil testes de RT-PCR em estoque.

“Foram distribuídos, em 28 de dezembro de 2021, 509 mil testes de antígeno para todos os 295 municípios”, explicou a Secretaria. Além disso, a SES já solicitou ao Ministério da Saúde pelo menos 1,1 milhão de testes de antígeno e aguarda o recebimento do material.

Risco de falta de insumos no país

Nesta quinta-feira (13) a Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica) emitiu nota recomendando que se não houver recomposição dos estoques “rapidamente” poderá ocorrer falta de oferta de exames no Brasil.

Dessa forma, a partir da escala proposta pela Associação, devem ser testados primeiro os pacientes que tenham sintomas mais graves, casos de internação e cirurgia, pessoas em grupo de risco, gestantes, trabalhadores assistenciais da área da saúde e colaboradores de serviços essenciais.

+

Saúde

Loading...