Após novas regras para casas noturnas, SC registra mais aglomerações

Balada funcionou normalmente em cidade do Litoral Norte do Estado; nem prefeitura e nem PM informaram se fiscalização foi feita no local

O primeiro final de semana do novo decreto, mais flexível, foi marcado por aglomeração e por pessoas sem máscara em Santa Catarina. Em Porto Belo, no Litoral Norte, uma balada funcionou normalmente.

O perfil Brasil Fede Covid, que tem denunciado aglomerações em todo o país, publicou o vídeo que mostra a festa, sem distanciamento social ou cumprimento a outras regras estabelecidas no decreto publicado na sexta-feira (30).

A prefeitura de Porto Belo informou que a Vigilância Sanitária “faz fiscalização diária, mas quanto ao que pode ou não abrir e de que forma abrir, a responsabilidade é da Polícia Militar”.

A PM (Polícia Militar) também não informou se recebeu denúncias do local mostrado no vídeo.

Já o clube onde a festa aconteceu não retornou os questionamentos da reportagem até a publicação desta matéria. O espaço está aberto para posicionamento.

Regras para baladas

O novo decreto autoriza a utilização do espaço das baladas e casa de shows para “eventos sociais” em todos os níveis do mapa de risco, inclusive o gravíssimo, alerta máximo de perigo de transmissão do coronavírus.

O decreto começou a vigorar neste sábado (1º) e vale até o dia 17 de maio.

Regras para casas noturnas, boates, casas de shows, pubs e afins: 

Nível gravíssimo e grave: Os estabelecimentos poderão, excepcionalmente, utilizar o espaço de seu salão para a realização de eventos sociais, com limite de ocupação de até 100 pessoas no nível gravíssimo e de até 150 pessoas no nível grave, e das 6h às 23h, sempre obedecendo o distanciamento estabelecido na Portaria nº 455, de 30 de abril de 2021.

Nível de risco alto: Permissão para funcionamento das 6h à 0h, observados os regramentos definidos na Portaria SES nº 1.024, de 30 de dezembro de 2020;

Nível de risco potencial moderado: permissão de funcionamento conforme horário fixado no alvará de funcionamento do estabelecimento, observados os regramentos definidos na Portaria SES nº 1.024, de 2020.

Entre as medidas estabelecidas na Portaria nº 1.024 prevê medidas como, por exemplo, aferição de temperatura das pessoas, uso de máscara por clientes e trabalhadores e mesas dispostas a 1,5 metro de distância entre si, ficando proibida a dança.

Covid-19 em SC

Só em Porto Belo, cidade onde a festa foi registrada, 3.210 pessoas já contraíram a Covid-19. Destas, 35 já morreram em decorrência da doença.

Em Santa Catarina, 890.577 casos de Covid-19 já foram confirmados, segundo boletim divulgado neste sábado (1º). Além disso, o Estado contabiliza 13.592 catarinenses mortos em decorrência da doença.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde