Após erro na vacinação, Camboriú mostra controle de qualidade nas doses

Profissional foi afastada depois da repercussão de um vídeo, que mostra ela errando na aplicação da vacina contra a Covid-19

Depois de toda polêmica envolvendo um vídeo, que mostra uma profissional de Saúde de Camboriú errando na aplicação da segunda dose da vacina, em uma idosa de 89 anos, a prefeitura fez um vídeo mostrando todo o processo de vacinação.

As imagens começam com Thiago Regiel, coordenador da vigilância epidemiológica, apresentando a rotina no drive-thru de vacinação e o processo de verificação e autenticação no descarte das seringas.

“Não tem como uma pessoa não tomar a vacina porque precisamos descartar as seringas e para isso, é feito um cadastro e antes do descarte é feito um controle de qualidade das seringas”, explicou Thiago.

A diretora da vigilância em Saúde, Josi Farias, explica que há uma rastreabilidade das doses em todo processo de vacinação. “para que a imunização seja garantida, há toda uma rastreabilidade e controle dos trabalhos”.

“Não admitimos erros desse tipo”

Sob pressão dos inúmeros dias trabalhando no combate ao vírus e na imunização dos idosos, os profissionais da saúde também são pressionados a nunca errar, pois quando o erro não coloca a vida de uma pessoa em risco, acaba colocando em dúvida o trabalho de toda equipe, é o que explica a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.

“Ontem houve um episódio na Políclínica, onde uma profissional, ao aplicar a vacina se distraiu, pelo fato do familiar estar filmando o procedimento, ela acabou precisando aplicar duas vezes a seringa na paciente”, explicou a secretária.

“Foi um episódio muito triste, lamentável, que coloca em cheque o trabalho de toda equipe. Nós já tomamos providências, afastamos essa profissional e não admitimos erros desse tipo”, completou a secretária.

A profissional foi afastada por tempo indeterminado. Elisama reforçou ainda, que a idosa foi imunizada. ” A paciente recebeu a dose da vacina e a nossa equipe fez o controle de qualidade”.

Também por meio de Nota Oficial, a prefeitura de Camboriú se manifestou sobre o ocorrido, enaltecendo o trabalho incansável dos profissionais de Saúde.  Confira a nota da íntegra.

A Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, vem a público esclarecer sobre o fato ocorrido durante a vacinação contra o Covid-19 em um drive-thru montado na Policlínica, envolvendo uma profissional da saúde e que está circulando nas redes sociais.

Primeiramente se faz necessário enfatizar que a Saúde de Camboriú atua com muita responsabilidade e preza por total transparência em todas suas ações. As equipes de vacinação estão trabalhando incansavelmente para manter todas as etapas de imunização e conseguir atender a grande demanda, tanto que Camboriú conseguiu avançar bem nas etapas e hoje estão sendo imunizados idosos com mais de 65 anos.

Todos os profissionais são treinados e supervisionados. Neste ato específico de vacinação contra o Covid-19 é seguido sempre o protocolo que prevê que o profissional mostre a seringa antes e após a aplicação da dose da vacina, assim como pôde-se observar a própria profissional fazendo no vídeo.

No entanto, tal equívoco é inadmissível, por isso, a Secretaria lamenta o ocorrido e informa que todos os procedimentos legais cabíveis foram tomados e a profissional em questão foi afastada das atividades até que seja totalmente apurados os fatos.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde