Após polêmica, Grande Florianópolis mantém vacinação de adolescentes

Pastas municipais devem seguir orientação repassada pela Secretaria Estadual de Saúde, mantendo vacinação do grupo

De acordo com a decisão tomada e informada pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), em deliberação da CIB (Comissão Intergestora Bipartite), a Grande Florianópolis vai manter a vacinação de adolescentes contra a Covid-19, contrariando a recomendação do Ministério da Saúde.

Confira abaixo como será o cronograma de vacinação para a sexta-feira (17) nas principais cidades da região.

A meta para os adolescentes é que 80% recebam as duas doses contra a doença – Foto: Divulgação/NDA meta para os adolescentes é que 80% recebam as duas doses contra a doença – Foto: Divulgação/ND

Para agilizar a imunização nas cidades de Florianópolis e São José, as duas maiores da região, os moradores devem preencher os links para cadastro de vacinação para agilizar o atendimento.

Em Florianópolis, a atualização pode ser feita por meio do Alô Saúde Floripa, pelo número 0800-333-3233 ou pelo Whatsapp dos Centros de Saúde. Em São José, o cadastro prévio também é realizado através do site da prefeitura.

Como será a vacinação na Grande Florianópolis:

Florianópolis

Conforme deliberação da CIB, a Capital seguirá a vacinação de adolescentes nesta sexta-feira (17). A vacina será aplicada em adolescentes de 16 anos ou mais. Além deste público, os adolescentes de 12 a 16 anos com comorbidades também serão vacinados.

Também haverá aplicação de segundas doses, mas de acordo com cada ponto de imunização, como mostrado abaixo. Na Capital, o intervalo de doses da Pfizer segue em 12 semanas, contrariando a recomendação de 8 semanas da SES.

Sobre a decisão do Ministério da Saúde em parar a vacinação de adolescentes, a pasta declarou o seguinte:

“Florianópolis segue o entendimento da CIB, que expressa que quanto mais pessoas vacinadas, melhor para o combate à pandemia, ao atingirmos 90% da população vacinada. A vacina da Pfizer foi testada e aprovada para aplicação neste grupo. Este grupo, embora apresente normalmente sintomas leves, é, por outro lado, importante transmissor quando nos deparamos com a possibilidade de disseminação de cepas com maior transmissibilidade, além de não existirem argumentos técnicos sólidos para esta suspensão a não ser a falta de vacinas”.

São José

São José dá continuidade à vacinação contra a Covid-19 de adolescentes acima de 12 anos de idade. As segundas doses também estão disponíveis para todos os grupos que já completaram o prazo de imunização indicado.

Serão aplicadas também as doses de reforço para quem tem 80 anos ou mais e já completou seis meses da segunda dose. A segunda dose também está disponível para todos que completaram o período indicado.

Palhoça

Palhoça aplicará tanto primeiras quanto segundas doses nesta sexta. Adolescentes a partir dos 12 anos já podem receber o imunizante na cidade, basta comparecer a um dos pontos de imunização.

Para o recebimento da primeira dose, é necessário autorização dos responsáveis, apresentação da carteira de identidade ou um documento com foto, o número de cadastro na unidade de saúde, o Cartão Nacional do SUS e um comprovante de residência nominal.

Biguaçu

Biguaçu dá continuidade à aplicação da segunda dose das vacinas Coronavac , Pfizer e Astrazeneca. Para receber a vacina é necessário ter completado o intervalo indicado. Confira abaixo:

  • Coronavac – intervalo de 28 dias, vacinados até o dia 20 de agosto;
  • Astrazeneca – intervalo de 10 semanas, vacinados até o dia 9 de julho (doses limitadas);
  • Pfizer – intervalo de 12 semanas, vacinados até o dia 25 de junho.

Confira o cronograma de vacinação:

Florianópolis:

Primeira dose para maiores de 16 anos e população de 12 a 16 anos com comorbidades:

  • Pontos fixos, das 9h às 16h:

-Estádio Orlando Scarpelli;
-Centro de Eventos da UFSC;
-Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira;
-Antigo Aeroporto.

  • Dose de reforço para adultos com alto grau de imunossupressão, das 7h30 às 18h30:

-Sead/UFSC.

  • Segunda dose, das 9h às 20h

-Floripa Shopping.

São José, das 9h às 16h:

A primeira dose será aplicada somente no Centro Multiuso, no sistema drive-thru e para pedestres. Já a segunda dose é oferecida nas UBS (Unidades Básicas de Saúde).

  • UBS’s que estão aplicando a segunda dose:
    – Real parque;
    – Bela Vista;
    – Goiabal;
    – Serraria;
    – Picadas do Sul;
    – Policlínica de Campinas;
    – Ceniro Martins;
    – Sertão do Maruim.

Palhoça:

  • Estação Palhoça, das 9h às 16h;
  • Drive-thru:
    – Praia da Pinheira: estacionamento da rua Aderbal Ramos da Silva, esquina com rua Miguel Abel da Silva (rua da UBS Pinheira), das 9h às 13h;
  • Pedestres:
    – Shopping Via Catarina, das 9h às 16h.

Biguaçu, das 9h às 16h:

  • Drive-thru:
    – Univali, bairro Universitário;
  • Pedestres:
    – Auditório da Biblioteca Pública Municipal.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...