Após polêmica, vacinação em adolescentes segue normalmente em Criciúma

Após a polêmica com a decisão do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Covid-19 segue para adolescentes com 15 anos, por faixa etária, e de 12 a 17 anos com comorbidades em Criciúma; veja

Após a polêmica com a decisão do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes segue normalmente em Criciúma. A aplicação das doses, nesta sexta-feira (17) ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde das 8h às 17h.

Já no Salão Paroquial da Igreja do bairro Santa Bárbara o horário será estendido até as 20h. Podem se vacinar adolescentes com 15 anos e de 12 a 17 anos com comorbidades. É necessário a apresentação de documentos que comprovem a comorbidade.

Vacinação em adolescentes com 15 anos e de 12 a 17 anos segue ocorrendo em Criciúma nesta sexta-feira (17) – Foto: Lucas Sabino/Prefeitura Nova VenezaVacinação em adolescentes com 15 anos e de 12 a 17 anos segue ocorrendo em Criciúma nesta sexta-feira (17) – Foto: Lucas Sabino/Prefeitura Nova Veneza

Além disso, todos os adolescentes devem se cadastrar no Portal Minha Vacina antes de irem se vacinar.

A Secretaria de Saúde de Criciúma salienta que a vacinação dos adolescentes está condicionada a autorização dos pais e/ou responsáveis legais.

Desta forma, é necessário que um adulto responsável esteja presente ou a apresentação do termo de assentimento assinado pelos responsáveis.

Segue vacinação da terceira dose para idosos

Além dos adolescentes, segue a vacinação da terceira dose para os idosos com 80 anos ou mais em Criciúma. Lembrando que para receber a dose de reforço é necessário que os idosos com mais de 80 anos tenham recebido a segunda dose da vacina contra a Covid-19 a pelo menos seis meses.

De acordo com a Secretaria, pessoas acamadas ou domiciliadas, devem entrar em contato com a Unidade de Saúde do bairro onde mora para solicitar a vacinação da dose de reforço em domicílio.

Repescagem para adultos 

Além disso, a Saúde destaca que segue ocorrendo a vacinação em adultos com mais de 18 anos em uma repescagem. Tendo em vista que existem pessoas que ainda não tomaram a vacina contra a Covid-19 em Criciúma.

A vacinação da segunda dose segue normalmente de acordo com o calendário. Neste sábado (18), a vacinação seguirá ocorrendo, mas apenas no Salão Paroquial da Igreja do bairro Santa Bárbara das 8h às 17h.

Confira o calendário de vacinação da segunda dose de sexta-feira(17):

  • Coronavac – quem tomou a 1ª dose até 27 de Agosto;
  • Astrazeneca – quem tomou a 1ª dose até 27 de Junho;
  • Pfizer – quem tomou a 1ª dose até 27 de Junho.

Entenda polêmica com o Ministério da Saúde

Na tarde desta quinta-feira (17), o Ministério da Saúde recomendou que o Estados paralisassem a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes sem comorbidades.

Já que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) investiga uma suspeita de reação adversa grave em uma adolescente que morreu no Brasil após receber a vacina da Pfizer.

No entanto, a agência informou que não é possível, ainda, comprovar que a morte está relacionada a vacina. Portanto, segundo a Anvisa, não há evidências que sugiram alterar a indicação do uso da Pfizer para as pessoas entre 12 e 17 anos.

Ainda na noite de quinta-feira (17), foi decido em reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) decidiu pela continuidade da vacinação em adolescentes por faixa etária em Santa Catarina.

+

Saúde

Loading...