Após problemas, MPSC pede explicações sobre agendamento de vacina da Covid-19 em Itajaí

Agendamento para vacina de moradores entre 40 e 59 anos abriu no último sábado (3) e foi encerrado poucas horas depois

O agendamento das vacinas contra a Covid-19 para moradores de Itajaí entre 40 e 59 anos, sem comorbidades, gerou problemas no último sábado (3) e, agora, o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) pede explicações sobre os critérios adotados pela secretaria Municipal de Saúde.

Itajaí abre agendamento para segunda dose da vacina contra Covid-19 – Foto: Prefeitura de Itajaí/DivulgaçãoItajaí abre agendamento para segunda dose da vacina contra Covid-19 – Foto: Prefeitura de Itajaí/Divulgação

A 13ª Promotoria de Justiça de Itajaí, que tem atribuição sobre a saúde pública, questiona porque todas as vagas para esta faixa etária acabaram pelo agendamento online, e não sobraram vagas para agendamento por telefone, para moradores sem acesso à internet.

No último sábado, a secretaria de Saúde abriu 4,9 mil vagas para imunização de moradores de 40 a 59 anos.

No entanto, as vagas encerraram ainda no sábado, por volta das 7h, poucas horas após abrirem. Mesmo quem conseguiu agendar teve problemas com o sistema lento, devido ao grande número de acessos, e que não ofertava locais para vacinação.

Segundo a secretaria de Saúde, os agendamentos foram realizados e essa situação ocorreu somente pela manhã, quando as doses disponíveis esgotaram. Logo depois, o agendamento foi encerrado.

A secretaria de Saúde de Itajaí informou que o agendamento é uma das estratégias criadas para assegurar o acesso da população às vacinas contra a Covid-19, “além de evitar aglomerações nas unidades e a sobrecarga dos profissionais de saúde”.

Além do agendamento pelo site, pessoas que não possuem internet também podem buscar apoio para agendar a vacina na unidade de saúde mais próxima de sua casa. Quase 70 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina em Itajaí por meio das estratégias utilizadas, conforme a secretaria.

Itajaí vacina, além de moradores com mais de 40 anos, trabalhadores da indústria – Foto: Prefeitura de Itajaí/DivulgaçãoItajaí vacina, além de moradores com mais de 40 anos, trabalhadores da indústria – Foto: Prefeitura de Itajaí/Divulgação

“É importante destacar que o Governo do Estado orienta, por meio de notas técnicas, que os Municípios devem priorizar a imunização dos grupos prioritários, bem como podem abrir faixas etárias simultaneamente para agilizar a imunização. Nesta semana, novos grupos prioritários serão abertos para vacinação contra Covid-19”, informa a nota a prefeitura.

Sobre o ofício do MPSC, a prefeitura de manifestou por nota: “O Município de Itajaí informa que irá prestar os esclarecimentos necessários ao Ministério Público no prazo estipulado. Reforça também que não há irregularidades no processo de agendamento da vacinação contra Covid-19 e que segue às diretrizes e orientações estipuladas pelo Governo do Estado em notas técnicas para atendimento da população em geral. A faixa etária avança gradualmente em Itajaí e todos terão acesso, conforme quantitativo de doses disponibilizado pelo Estado”.

Filas quilométricas para outros grupos

Além de vacinar por faixa etária, Itajaí abriu a vacinação também para trabalhadores da indústria. Entre quarta (7) e quinta-feira (8), filas quilométricas se formaram no Centreventos, onde a vacinação acontecia sem agendamento.

Às 7h, a fila já dava voltas no Centreventos. Às 10h, a distribuição se senhas foi encerrada. Foram mil vagas disponíveis nesta quinta, e quem não conseguiu deve voltar nos próximos dias.

Na quarta-feira (7), quando a vacinação deste novo grupo prioritário iniciou, as aplicações foram até às 19h.

As filas chegam a fazer voltas ao redor do principal polo de imunização de Itajaí – Vídeo: Grazi Guimarães/ND

A partir das 8h desta sexta-feira (9) novas senhas serão distribuídas para imunizar os trabalhadores da indústria sem necessidade de agendamento. O Centreventos de Itajaí funciona das 8h às 17h30.

Até o último boletim, divulgado na quarta, Itajaí havia vacinado 73.153 pessoas contra Covid-19, sendo que 19.272 delas estão totalmente imunizadas, ou seja, já receberam as duas doses, conforme a secretaria de Saúde.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...