Avião dos Bombeiros transporta bebê de sete meses de Criciúma a Joinville para cirurgia

Criança com síndrome de down sofre de patologias cardíacas e foi levada para o Norte do Estado, onde receberá atendimento de referência

Um menino de sete meses de vida foi transportado pelo Arcanjo 04 do BOA (Batalhão de Operações Aéreas) do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina nesta quinta-feira (18). A criança apresenta problemas cardíacos, e viajou de Criciúma até Joinville, no Norte do Estado, para a realização de uma cirurgia.

Criança foi transportada para hospital em Joinville nesta quinta – Foto: Divulgação/CBMSCCriança foi transportada para hospital em Joinville nesta quinta – Foto: Divulgação/CBMSC

O menino foi transferido do Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma, por via terrestre até o Aeroporto Regional Diomício Freitas, em Forquilhinha. Logo após, a aeronave Arcanjo 04 o transferiu para Joinville.

Leia também:

Uma unidade do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) já aguardava o Arcanjo no aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville.

O paciente foi levado para o Hospital Jeser Amarante Faria, para a realização de procedimento cirúrgico.

Foram percorridos cerca de 590 quilômetros pelo Arcanjo entre as cidades de Florianópolis, Criciúma/Forquilhinha e Joinville, em um total aproximado de 4 horas de voo.

De acordo com informações do tenente Daldrian Scarabelot, do Corpo de Bombeiros, a criança, que possui síndrome de down, sofre de cardiomegalia, dilatação das câmaras cardíacas e insuficiência cardíaca congestiva.

Houve então a necessidade de uma transferência para Joinville, que é referência no tratamento de patologias cardíacas no Estado.

“Os problemas cardíacos pré-existentes, juntamente a complicações pulmonares que ele apresentou no momento, justificaram o transporte à unidade de tratamento especializado”, explica o tenente do BOA.

+

Saúde

Loading...