Asilo registra duas mortes pelo novo coronavírus em Rio do Sul

As vítimas são idosos de 78 e 88 anos que estavam internados no Hospital Regional do Alto Vale

Duas pessoas morreram em decorrência do novo coronavírus no Asilo Conferência de São Vicente de Paulo, em Rio do Sul. Segundo a prefeitura, os óbitos foram registrados nesta semana.

A vítima mais recente é um homem de 78 anos. Ele morreu nesta quinta-feira (6) no Hospital Regional do Alto Vale após três dias de internação. Outra residente da instituição, uma mulher de 88 anos, perdeu a vida para a Covid-19 na segunda (3). Ela estava hospitalizada desde 27 de julho.

Além das duas mortes, asilo tem mais 16 idosos infectados – Foto: Reprodução/Redes Sociais/ND

Segundo a administradora do Asilo Conferência de São Vicente de Paulo, Lourdes Claudino, o espaço acolhe normalmente 62 idosos. Porém, com a pandemia, 14 retornaram à casa de familiares. Entre os que ficaram, mais 16 estão infectados e foram isolados em uma área da instituição.

Desde março, os idosos fizeram teste rápido por três vezes, afirma a direção. Na primeira delas, todos os resultados deram negativos. Na segunda, uma pessoa foi positivada e então começaram a ser feitos exames do tipo RT-PCR nos residentes com sintomas.

Lourdes suspeita que um funcionário infectado, possivelmente assintomático, tenha levado o coronavírus para dentro do asilo. Até esta quinta-feira (6), ao menos seis dos 30 colaboradores tinham recebido resultado positivo e precisaram ser afastados temporariamente do trabalho. Alguns já retornaram.

Por conta dos afastamentos, a casa precisou fazer novas contratações e permitir as horas extras. Quem tiver interesse em ajudar a instituição filantrópica, basta fazer contato pelas redes sociais do Asilo Conferência de São Vicente de Paulo.

O Ministério Público de Santa Catarina acompanha a situação na casa. Por meio da assessoria de imprensa, informou receber relatórios diários da instituição sobre novos casos e afirmou que todas as medidas de sanitárias têm sido adotadas no asilo.

+

Saúde