Atenção Integral à Saúde: olhar para prevenção

A pandemia vem aumentando a busca por prevenção em saúde. Alternativas viabilizadas pela tecnologia apresentaram boa adesão aos cuidados nesta área

Telemedicina tem auxiliado na prevenção de doenças – Foto: Divulgação

A pandemia está fazendo com que as pessoas mudem a forma como olham para a própria saúde e estão priorizando cada vez mais os cuidados contínuos e preventivos.

Isto vem ocorrendo, seja por conta de uma doença inesperada, ou para não interromper o tratamento e acompanhamento de doenças crônicas, ou para investir em prevenção e autocuidado.

Nesse cenário, o serviço desenvolvido pela área da Atenção Integral à Saúde (AIS) da Qualirede, empresa de gestão no setor, se fortaleceu, aumentando as ações de promoção e prevenção com o apoio da tecnologia, para levar mais saúde para mais pessoas.

A área da AIS é formada por enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e equipe multiprofissional que desenvolve um trabalho de educação em saúde, monitoramento de doentes crônicos e realizações de ações preventivas junto aos clientes da empresa.

Despertando para a prevenção

Para a Gerente de Atenção Integral à Saúde da Qualirede, Daniela Parizotto, o cenário da pandemia contribuiu para que muitas pessoas despertassem para os cuidados com a saúde.

Principalmente, há mais cuidado na adoção de medidas preventivas e na aceitação pelas tecnologias que estão facilitando o acesso aos serviços de saúde, nesse momento em que sair de casa é um risco de se expor ao vírus.

“A tecnologia está cada vez mais presente no nosso cotidiano e passou a ser inevitável. Para os serviços de monitoramento de saúde desenvolvidos pela AIS, a tecnologia sempre foi e será uma aliada”, diz a Gerente.

“Na Qualirede, trabalhamos há mais de oito anos com tecnologia para soluções em saúde, buscando aprimoramento para o melhor cuidado dos pacientes”, afirma Daniela Parizotto.

“Recursos como orientação, monitoramento por telefone, videoconferência com enfermeiros e equipe multidisciplinar para atender casos mais complexos estão entre as ações”, diz.

“Também visitas domiciliares com tabletes integram informações em nosso sistema, alimentam a linha de cuidado para cada paciente monitorado, permitindo uma condução mais assertiva de cada caso”, observa a profissional.

“As ações coletivas, campanhas preventivas ou motivacionais para mudança de hábito através de desafios online fazem parte do calendário anual de saúde da equipe multidisciplinar”, explica Parizotto.

“Recentemente, a implantação do serviço de telemedicina está ampliando o acesso ao atendimento de saúde, reduzindo distâncias, economizando o tempo e evitando a exposição aos riscos”, relata.

Atenção Integral à Saúde (AIS)

A Atenção Integral à Saúde busca trabalhar com a gestão em saúde de maneira estratégica.  Entre os pilares de atuação está a medicina preventiva e valor em saúde, em que o cuidado passa a ser centrado na pessoa, e não na doença.

Os desfechos clínicos dos beneficiários estão no centro do atendimento. Com isso, a AIS desenvolve uma prática de acompanhamento, dando assistência preventiva.

Os serviços de telemedicina da Qualirede (TeleNurse e TeleMed), desempenham um papel fundamental de orientação sobre sintomas da Covid-19 e demais tratamentos de saúde.

Confira o quadro com os indicativos registrados pela Qualirede entre abril e junho de 2020.

TELEMEDICINA:

Novos Serviços da Qualirede para Atenção Integral à Saúde

A Qualirede implementou uma série de atendimentos que ampliam o contato entre equipe de saúde e beneficiário através da tecnologia.

Os serviços compõem uma rede de assistência à saúde, permitindo um acompanhamento contínuo de cada caso, além de promover a prevenção em saúde, confira:

TeleNurse

  • Ao entrar em contato com o TeleNurse pela Central de Teleatendimento da Qualirede, o beneficiário do plano de saúde é atendido por um enfermeiro.
  • Este enfermeiro segue um protocolo assistencial para identificar suas necessidades.
  • O profissional vai orientá-lo segundo os protocolos da Covid-19 e de outros problemas de saúde, por meio de prontuário eletrônico.
  • Se for preciso, o enfermeiro o encaminha para um médico, que fará o acolhimento e atendimento, conforme linhas de cuidado pré-definidas.

TeleMed

  • Por meio do TeleMed, a pessoa pode entrar em contato direto com um médico.
  • Além de estar habilitado para diagnosticar, o profissional também poderá receitar medicamentos, dar atestado médico ou encaminhar para um especialista.
  • Psicólogos e nutricionistas também podem ser acionados pela plataforma, de acordo com o direcionamento, nos serviços de TelePsi e TeleNutri.

Números da Telemedicina Qualirede

  • 81% dos pesquisados dizem que seguiram a orientação do médico
  • 90% afirmam que a Telemedicina ajudou a aliviar o que estava sentindo em relação a sua queixa
  • 74% diz que não precisou de um atendimento presencial depois que realizou a consulta por meio da tecnologia.
  • 65% diz que teria procurado um atendimento presencial se não tivesse tido atendimento por meio da Telemedicina.
  • 89% afirma que utilizaria novamente ou serviço ou indicaria pra alguém.
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