Atendimentos no hospital de Xanxerê ultrapassam os do mesmo período em 2021

Emergência do Hospital Regional São Paulo já realizou atendimento de 661 pessoas no período de 1º a 4 de janeiro

O número de atendimentos na emergência do HRSP (Hospital Regional São Paulo), em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, nos primeiros dias do ano já ultrapassou os do mesmo período de 2021.

Aumento nos atendimentos preocupa profissionais de saúde. – Foto: HRSP/Divulgação/NDAumento nos atendimentos preocupa profissionais de saúde. – Foto: HRSP/Divulgação/ND

Do dia 1º ao dia 4 de janeiro (até às 16h) a emergência atendeu o total de 661 pessoas, sendo 40 gestantes. O aumento, segundo a assessoria de imprensa do hospital, é de 264 atendimentos a mais que os dias no ano anterior.

Os dados novamente têm preocupado os profissionais de saúde e a direção do HRSP. Mais de 70% dos atendimentos nestes primeiros dias de 2022, não são considerados de urgência e emergência.

No dia 1º de janeiro foram realizados 164 atendimentos, no dia 2 mais 173, no dia 3 foram 157 e no dia 4 foram registrados 167 atendimentos. Conforme dados da classificação, os atendimentos dos primeiros dias de 2022, foram: 473 verde (pouco urgente), 116 amarelo (urgente), 57 azul (não urgente) e 15 vermelho (emergência).

O coordenador da Emergência do hospital, médico Vinicius de Moraes, explica que é importante salientar que houve um aumento extremamente significativo no número de consultas na emergência nos últimos meses, chegando ao ápice nesse período compreendido entre primeiro e quatro de janeiro de 2022.

“Aproximadamente 70% dos atendimentos são situações de pouco ou nenhuma gravidade e que devem ser atendidas inicialmente nas unidades de saúde e posteriormente encaminhados ao hospital, caso o médico do posto considere necessário. Lembro que o pronto socorro do HRSP é destinado para casos de urgência e emergência, ou seja, casos graves com potenciais riscos.”

Orientação

O médico complementa explicando que “quando orientamos a população para procurar os postos em casos leves, ressaltando que o hospital somente em casos graves, não significa que estamos negando atendimento ou não nos sensibilizamos com a dor do próximo. Significa que estamos lutando e nos dedicando ao máximo para salvar da morte os pacientes que nos procuram com infarto do coração, derrames, acidentes de trânsito, acidente de trabalho, fraturas, ferimentos, hemorragias, entre outros. Sempre estaremos prontos e a serviço da vida,” finaliza.

De 1º a 4 de janeiro de 2021 foram atendidas na emergência do HRSP 397 pessoas, sendo 38 gestantes. A classificação destes atendimentos foi de 29 vermelho (emergência), 144 amarelo (urgente), 195 verde (pouco urgente) e 29 azul (não urgente).

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...