Avião com vacinas já está a caminho de Santa Catarina

Lote de vacinas foi enviado de São Paulo, em um avião que partiu do aeroporto de Guarulhos às 10h05

Pouco mais de 144 mil doses* da vacina Coronavac, imunizante contra Covid-19, estão a caminho de Florianópolis nesta segunda-feira (18). O lote de vacinas foi enviado de São Paulo, em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que partiu às 10h05 do aeroporto de Guarulhos. O voo está previsto chegar à Capital às 11h45.

As vacinas serão distribuídas para os municípios de Santa Catarina e a expectativa é que a vacinação tenha início ainda nesta tarde.

Avião da FAB transporta a carga de São Paulo para Florianópolis – Foto: FAB/Divulgação/NDAvião da FAB transporta a carga de São Paulo para Florianópolis – Foto: FAB/Divulgação/ND

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, confirmou o início da vacinação após participar, na manhã desta segunda, de um ato simbólico de entrega dos insumos na cidade de Guarulhos, em São Paulo.

Ribeiro classificou o dia como histórico para o Brasil e para Santa Catarina. “Recebemos as doses agora pela manhã durante ato com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, alinhado ao Plano Nacional de Imunização. Ainda pela manhã, essa carga será recebida pelas equipes da Secretaria da Saúde, em Florianópolis, para separação e catalogação. Estamos iniciando a maior campanha de vacinação da história”, informou.

Avião com vacinas saiu de Guarulhos na manhã desta segunda-feira – Foto: FAB/Divulgação/NDAvião com vacinas saiu de Guarulhos na manhã desta segunda-feira – Foto: FAB/Divulgação/ND

Tão logo receba as doses, o governo do Estado dará início à logística de distribuição, que vai acontecer por via terrestre e aérea.

“Importante entendermos que esse é só o início. Provavelmente passaremos o ano inteiro envolvidos na vacinação contra a Covid-19. Então, a necessidade de manter as regras sanitárias é fundamental. O vírus continua entre nós”, salientou o secretário.

Segurança

A Polícia Federal vai fazer a escolta do carregamento de vacinas desde o desembarque no aeroporto até o local definido pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina.

Santa Catarina recebeu mais de 144 mil doses da Coronavac nesta segunda-feira (18) – Foto: Cristiano Estrela/Secom/Divulgação/NDSanta Catarina recebeu mais de 144 mil doses da Coronavac nesta segunda-feira (18) – Foto: Cristiano Estrela/Secom/Divulgação/ND

A PRF irá acompanhar as vacinas da Base Aérea de Florianópolis até o centro de distribuição da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, em São José. “A partir dali, ainda não sabemos quando elas seguirão para o interior do Estado”, informou o chefe do núcleo de comunicação da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Adriano Fiamoncini.

 Segundo a Polícia Militar, as doses chegarão aos municípios catarinenses, via terrestre. “Nosso planejamento prevê o recebimento e guarda da vacina, com posterior escolta e distribuição”, informou Dhiogo Cidral de Lima, comandante do comandante do 4º batalhão da Polícia Militar.

* Inicialmente a previsão era 126 mil doses fossem destinadas ao Estado. No entanto, logo depois da chegada do imunizante no Aeroporto Hercílio Luz, na Capital, o governo do Estado confirmou que Santa Catarina recebeu pouco mais de 144 mil doses da vacina.

+

Saúde