Bactéria multirresistente é identificada em bebês em UTI de hospital de SC

Hospital São Francisco, de Concórdia, informou a situação em nota; provável causa foi a superlotação do setor de UTI Infantil/Neonatal

Uma bactéria multirresistente foi identificada em quatro bebês internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Infantil/Neonatal do Hospital São Francisco, de Concórdia, no Oeste catarinense. A informação foi divulgada em nota emitida pelo hospital nesta quinta-feira (19).

bebêHospital informou a situação em nota – Foto: Pixabay/ND

Conforme o comunicado, o hospital já informou aos órgãos competentes e definiu, nesta quarta-feira (18), ações emergenciais para controlar novos casos de colonização/infecção.

Conforme protocolos e rotinas estabelecidos no hospital, semanalmente todos os pacientes da UTI são monitorados com culturas de vigilância para monitoramento de possível colonização. “Esta rotina faz com que possamos identificar precocemente a ocorrência de microrganismos multirresistentes, a fim de tomar as medidas cabíveis”, informou a nota.

De acordo com a médica infectologista e responsável técnica pelo serviço de controle de infecção do Hospital São Francisco, Dra. Clarissa Guedes, a causa provável foi a superlotação do setor de UTI Infantil/Neonatal. “Infelizmente à longa data estamos excedendo a nossa capacidade de ocupação, o que aumenta consideravelmente o risco de infecções e contaminações cruzadas”.

O hospital ressaltou que, corriqueiramente, recebe pacientes de outras cidades da região de abrangência mesmo a UTI estando com a sua capacidade máxima de 12 leitos ocupada. O hospital chega a atender até 17 bebês simultaneamente.

“Por questões de princípios, ética e humanização não deixamos de receber e atender estes pacientes. O hospital abraça essas vidas, não nega leitos e, apesar de todo o trabalho de cuidado, de higienização das mãos, em função da proximidade dos leitos e da superlotação essas bactérias se transmitem de paciente a paciente em um ambiente extremamente limitado em função do espaço físico”, acrescentou a médica.

Veja a nota na íntegra:

COMUNICADO IMPORTANTE!

Posted by Hospital São Francisco on Thursday, May 19, 2022

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...