Baixa procura da segunda dose da vacina preocupa cidade do Sul de SC; entenda

Araranguá tem registrado pouca procura para a realização da segunda dose da vacina contra a Covid-19; um mutirão de vacinação será realizado nesta sexta-feira (25) no município

A baixa procura pela segunda dose da vacina contra a Covid-19, tem sido motivo de preocupação em Araranguá. Até o momento, cerca de 30% da população já recebeu a primeira dose, porém, apenas de 10 a 12% fizeram o reforço com a segunda dose.

“As pessoas não estão procurando. Isso está sendo um problema bastante preocupante. Bastante pessoas não estão voltando para tomar a segunda dose, que é importante fazer. Só a primeira dose não adianta, essas pessoas não estão totalmente imunizadas. Tem que fazer a segunda dose para imunizar”, destaca o secretário de Saúde Dr. Henrique Besser

Secretário de Saúde alerta para que as pessoas tomem a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Araranguá- Foto: Freepick/Divulgação/NDSecretário de Saúde alerta para que as pessoas tomem a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Araranguá- Foto: Freepick/Divulgação/ND

Segundo ele, ao receber a primeira dose, já é informado o dia e horário que a pessoa deverá retornar para receber o reforço e completar a imunização.

“Quem precisa fazer a segunda dose pode vir a qualquer momento, não tem prazo pré determinado. Porém tem que vir o mais rápido possível, quanto mais tempo passar do dia que deveria ter sido realizada, vai diminuindo o efeito do reforço”, explica ele.

Mutirão de vacinação nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (25), um mutirão de vacinação será realizado em Araranguá. Aqueles que precisam tomar a segunda dose das vacinas Aztrazenica e CoronaVac, devem se dirigir a Unidade de Saúde Central Bom Pastor, no centro da cidade, das 13h às 16h30min.

Já para a primeira dose, o município irá realizar a vacinação no carro em formato drive-thru em uma tenda do lado da igreja católica do bairro Cidade Alta, das 8h às 16h. Atualmente, a faixa etária que pode se vacinar sem comorbidades é de 50 anos ou mais, além dos grupos prioritários.

“Esperamos vacinar muitas pessoas nesta ação”, fala. “Graças a nossa organização atual, conseguimos não parar de vacinar nenhum dia. Enquanto alguns municípios em volta ficaram dias sem vacina. Nós estamos conseguindo manter a vacinação de todos os grupos em andamento”, conta o secretário.

Confira quem pode receber a primeira dose no drive-thru:

  • Pessoas de 50 anos ou mais sem comorbidades;
  • Pessoas de 18 a 49 anos, com comorbidades e com a declaração de cadastro da Unidade de Saúde;
  • Caminhoneiros (Trazer Carteira de motorista e comprovante de trabalho);
  • Profissionais da Educação do 1º ao 13º grupo ;
  • Primeira dose de CoronaVac para Gestantes, Puérperas e lactantes que tenham bebê de até 6 meses, todas com atestado médico;
  • Primeira e segunda dose para Profissionais de Saúde
+

Saúde

Loading...