Bem abaixo da meta, vacinação de poliomielite ainda está em 21% em Florianópolis

A menos de uma semana do fim da campanha nacional de multivacinação, Capital não chegou a atingir um quarto da meta; imunização é distribuída gratuitamente

Apenas 21% da meta vacinal contra poliomielite foi atingida em Florianópolis até esta sexta-feira (23). A campanha nacional de multivacinação entrou na fase final, restando apenas mais uma semana. O público-alvo da campanha são crianças menores de 5 anos.

Crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem receber as doses da vacina – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação/ND

A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, pode inclusive, levar as pessoas infectadas à morte. Seu maior método de prevenção é a imunização disponível gratuitamente em centros de saúde.

Além da vacina contra a poliomielite, outras vacinas do calendário básico também estão disponíveis nos Centros de Saúde, para adultos ou crianças com vacinas atrasadas.

Umas das vacinas oferecidas é a contra o sarampo, doença que até metade deste ano causou surtos pela cidade, e que sem a devida imunização tem grande risco de retornar a Florianópolis nos próximos meses.

Para agendar a vacinação a população deve entrar em contato com a sua equipe de saúde da família. Todos os contatos estão disponíveis no site da prefeitura.

Campanha iniciou no dia 5 de outubro

Florianópolis iniciou a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação no dia 5 de outubro.

A ação, que acontece em todos os centros de saúde da Capital, tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até a próxima sexta-feira, 30 de outubro. Durante a pandemia, algumas das unidades estão com horários de funcionamento diferente do habitual.

+

Saúde