4 passos para manter a saúde mental na pandemia

Mudanças de pequenos hábitos diários podem ajudar nos cuidados com a saúde mental e promover bem-estar; confira as dicas e conheça os parceiros do Clube NDmais

Ainda que a vacinação esteja avançando por todo o país, a mudança de comportamento e relações de um ano para o outro por conta da pandemia causada pela Covid-19 mexeu com a saúde mental da maioria das pessoas.

Durante todo esse tempo, pequenos hábitos diários se tornaram necessários para que a nossa saúde mental pudesse ser preservada e, claro, cuidada. 

O cuidado com a saúde mental promove o bem-estar, alivia as tensões no corpo e ajuda a trazer mais consciência para as atividades do dia a dia – Foto: iStock/DivulgaçãoO cuidado com a saúde mental promove o bem-estar, alivia as tensões no corpo e ajuda a trazer mais consciência para as atividades do dia a dia – Foto: iStock/Divulgação

Se você ainda tem dificuldades em saber como cuidar da sua saúde mental ou como mudar alguns comportamentos ao longo do dia, separamos quatro dicas para você manter os cuidados com a sua mente em dia. 

Cuidado com o excesso de informação

O fácil acesso à notícia a toda hora pode fazer com que o excesso de informação crie sentimentos de angústia e dominem os seus pensamentos. Consuma o suficiente para que você se sinta informado sobre as notícias da sua cidade, país e do mundo, mas com um limite estabelecido. 

Diminua o uso de rede social

A linha tênue entre usar rede social por lazer e a necessidade de saber tudo o que é postado, às vezes, chega a se perder e a dependência de fazer o dedo rolar na rede vira necessidade.

Então, para evitar que isso ocorra com você, estabeleça um tempo limite, consuma conteúdos que possam agregar no seu dia a dia e siga pessoas/páginas que ajudem você a se sentir melhor e lembre-se: nem tudo o que está na rede é real. 

Tire um tempo para você

A rotina, às vezes, até parece um bicho que nos devora, sem nos deixar escapar. Sair no piloto automático não é só importante como necessário. Estabeleça um tempo no seu dia para se cuidar, respirar, ficar em silêncio ou até mesmo ler um livro. O autocuidado é um processo importante e precisa ser vivido todos os dias. 

Observe suas emoções

A pandemia tem nos feito viver uma mistura de sentimentos que nem sempre é fácil nomeá-los, mas é preciso. Permita-se sentir, e reconheça tudo o que se passa no seu mundo interno, sejam eles bons ou ruins.

Fale sobre eles, questione de onde vem e procure uma pessoa de sua confiança para conversar e aliviar tudo o que você tem alimentado nos últimos tempos e não soube compartilhar.

Na prática, a atenção com a saúde mental ocorre da seguinte forma:

  • Crie o hábito de tomar água, seu corpo precisa de hidratação;
  • Estabeleça uma rotina de sono, de acordo com o que para você seja necessário para conseguir descansar e começar bem um novo dia;
  • Cuide da sua alimentação, procure comer alimentos saudáveis que ajudem na digestão; 
  • Libere um dia para ser só seu e faça tudo o que você gosta, mesmo que não tenha nada programado. Veja uma série, um filme, leia um livro ou simplesmente não faça nada. Procrastinar nem sempre é ruim. 
  • Mantenha relações saudáveis por perto, ainda que o perto seja por meio de uma tela de celular ou computador. Fale com as pessoas que você gosta e esteja próximo da sua rede de apoio. 
  • Alongue seu corpo pela manhã e pratique exercícios físicos, seja em uma atividade dentro de casa ou em atividades ao ar livre, seguindo todos os cuidados necessários. 

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