Cinco dicas para você realizar o sonho da casa própria

Veja os principais passos necessários para adquirir o imóvel adequado ao seu estilo de vida e que cabe no seu orçamento

Ter um lar para chamar de seu pode ser uma realidade mais palpável do que você imagina. Ainda que pareça algo distante, com um pouco de organização e planejamento, é possível conquistar as chaves do imóvel ideal – aquele que se adequa ao seu estilo de vida e cabe no seu orçamento.

Um dos atrativos da área social: piscinas adulto e infantil – Foto: AM Construções/Divulgação/ND

Com ampla gama de imóveis, as empresas do ramo imobiliário estão atentas aos desejos dos clientes e procuram facilitar o processo de compra, orientando no processo de escolha do local de moradia e até nas formas de pagamento.

Para mostrar como alcançar esse objetivo, a corretora Tatiane dos Santos dá cinco dicas para a compra da casa própria. A profissional atua na AM Construções, empresa com mais de 40 anos de mercado localizada em São José, na Grande Florianópolis, e que virou referência em qualidade de acabamento e espaços diferenciados.

Cinco passos para realizar seu sonho da casa própria

Mesmo em tempos de instabilidade econômica, é possível adquirir seu imóvel – ou se planejar para isso – dando um passo de cada vez. Acompanhe as orientações da corretora para driblar as dificuldades e ter seu próprio lar:

1. Organize seu orçamento: o primeiro passo, antes mesmo de procurar o imóvel, é se organizar financeiramente. “Avalie quanto você tem disponível para dar como entrada, seja em dinheiro ou usando parte do FGTS; calcule quanto poderia pagar em parcelas mensais sem ficar com orçamento apertado, pois haverá outros gastos como taxas de condomínio, luz e outras despesas”, diz a corretora. Feito isso, dê o segundo passo.

Confira fotos de residencial na área nobre de São José:

Home cinema é uma das muitas opções de lazer do Santos Dumont - Foto: AM Construções/Divulgação/ND
1 8

Home cinema é uma das muitas opções de lazer do Santos Dumont - Foto: AM Construções/Divulgação/ND

Ambientes decorados em apartamento do Residencial Santos Dumont, em São José - Foto: AM Construções/Divulgação/ND
2 8

Ambientes decorados em apartamento do Residencial Santos Dumont, em São José - Foto: AM Construções/Divulgação/ND

Quarto de casal decorado no Santos Dumont - Foto: AM Construções/Divulgação/ND
3 8

Quarto de casal decorado no Santos Dumont - Foto: AM Construções/Divulgação/ND

Apartamento decorado permite ter melhor noção do aproveitamento de espaços - Foto: AM Construções/Divulgação/ND
4 8

Apartamento decorado permite ter melhor noção do aproveitamento de espaços - Foto: AM Construções/Divulgação/ND

Hall de entrada com decoração impecável, uma das marcas registradas da AM Construções - Foto: AM Construções/Divulgação/ND
5 8

Hall de entrada com decoração impecável, uma das marcas registradas da AM Construções - Foto: AM Construções/Divulgação/ND

Com ampla área de lazer, condomínio traz variedade de opções para se divertir em casa - Foto: AM Construções/Divulgação/ND
6 8

Com ampla área de lazer, condomínio traz variedade de opções para se divertir em casa - Foto: AM Construções/Divulgação/ND

Residencial Santos Dumont fica em área altamente valorizada em São José - Foto: AM Construções/Divulgação/ND
7 8

Residencial Santos Dumont fica em área altamente valorizada em São José - Foto: AM Construções/Divulgação/ND

Área social com todo conforto que sua família merece - Foto: AM Construções/Divulgação/ND
8 8

Área social com todo conforto que sua família merece - Foto: AM Construções/Divulgação/ND

2. Determine o perfil do imóvel: depois de organizar suas finanças, já dá para ter uma ideia do valor que você tem para investir e qual será o tamanho do imóvel. “É importante estabelecer um limite de valor do imóvel que se encaixe na sua capacidade de pagamento”.

3. Defina a localização: com o valor máximo em mente, escolha o local onde você gostaria de morar. “Dentro dessa região, comece a procurar opções: novos ou, usados. Se a renda não for compatível com a localização, um apartamento novo um pouquinho mais distante pode ser a solução”, afirma Tatiane.

4. Cheque a documentação e a legalidade da obra: a dica para não entrar em uma furada é conferir a documentação do imóvel e da construtora, antes de fechar qualquer negócio. Conforme a corretora, é preciso checar a ficha de matrícula do imóvel – que é como se fosse a identidade daquela propriedade – junto ao registro de imóveis. “Assim o cliente se certifica de que não há alienação, questões judiciais ou outras restrições de venda”.

Se o imóvel for novo, procure se certificar da idoneidade da construtora, através de sua matrícula. “Tente saber quantos prédios já fez, se entregou no prazo ou houve atrasos. Confira também a incorporação do imóvel na prefeitura e o registro da obra. Se não houver registro é possível que a construção não esteja legalizada ou não houve fiscalização dos órgãos competentes”, esclarece Tatiane.

Hall de entrada com decoração impecável, uma das marcas registradas da AM Construções – Foto: AM Construções/Divulgação/ND

5. Aproveite as facilidades: fique atento aos movimentos do mercado. Ainda que estejamos atravessando uma pandemia, o segmento está mais aquecido do que antes do problema sanitário. Com as medidas de apoio à economia adotadas pelo governo brasileiro, muitos bancos revisaram suas taxas de juros, desburocratizaram os financiamentos e criaram condições facilitadas para a tomada de crédito.

“Hoje já não é preciso ir ao banco para levar a documentação. Assim que o corretor faz a venda, já repassa o cliente ao correspondente bancário, que foi treinado pelos bancos para dar início ao processo. O correspondente recolhe a documentação e realiza uma pré-análise de crédito, encaminhando então o processo ao banco para análises mais detalhadas da capacidade financeira do cliente”, explica.

“Atualmente as taxas de juros das instituições financeiras estão muito atrativas, com valores nunca antes praticados. E isso tem ajudado a acelerar as vendas. Se antes da pandemia fazíamos cerca de oito vendas por mês, hoje chegamos a 14. Para quem tem reserva financeira pode ser um bom momento para investir”, avalia.

Realizando o sonho

Para voltar a morar em São José, o sargento da Aeronáutica reformado Mauro Pereira Moreira, 61 anos, decidiu colocar à venda um terreno na praia. “Achei que iria levar tempo para vender, por conta da pandemia, mas para minha surpresa logo apareceu comprador”, revela.

Ele também se desfez do carro da família, ficando apenas com uma motocicleta. “Minha esposa lamentou, mas foi por um bom motivo. Logo a gente recupera. Agora que quitei o apartamento novo e peguei as chaves, estou radiante de alegria!”, confessa.

Mauro e a esposa, com a corretora Tatiane (à esquerda, na foto) em frente ao Residencial Santos Dumont – Foto: Arquivo pessoal/ND

O novo lar da família, que inclui ainda a esposa e a enteada, fica no bairro Barreiros, próximo a shopping, supermercados e ponto de ônibus. “Queria muito voltar para o meu bairro, onde morei por muitos anos”,diz.

Mauro residiu em São José de 1989 a 2012. Depois, mudou-se para o município vizinho de Palhoça, onde ficou por oito anos. “Era muito longe, eu estava acostumado com São José. Foi então que a minha filha me avisou sobre essa oportunidade no [residencial] Santos Dumont, pertinho da casa dela. Eu já estava negociando outro imóvel, mas estava na planta e ia demorar três anos”, relembra.

“Fomos ver o prédio por fora, à noite. A entrada me agradou, então no dia seguinte fui atrás do corretor. Quando entrei no apartamento já me encheu os olhos, fui muito bem atendido e decidi que era ali que queria morar”.

Mauro em frente ao novo apartamento localizado em área valorizada em São José – Foto: Arquivo pessoal/ND

Ele conta que a área social e de lazer do condomínio o conquistou. “É muito gostosa: tem piscina, lugar para receber amigos e família para um churrasco, salão de festas, área kids e academia, tudo excelente!”. O capricho nos acabamentos foram outros pontos positivos.

Mauro afirma que ter o dinheiro ‘na mão’ facilitou muito a realização da casa própria. “Há mais facilidade para negociar e pude quitar o apartamento. Vamos nos mudar em duas semanas”, comemora. “A gente não sabe o dia de amanhã, temos que ter sonhos, mas além disso acreditar neles”.

Solidez e confiança

A família do Mauro contou com a experiência da AM Construções, que desde 1978 já entregou mais de 460.000 m² de área construída, totalizando mais de 4.500 unidades. Suas obras vão desde a Praia Comprida, Kobrasol, Campinas, Abraão, Barreiros, Capoeiras, Estreito, Palhoça até no Centro de Florianópolis, com maior concentração em São José.

A empresa é a responsável pela construção do residencial Santos Dumont, com conceito de clube e área de lazer completa, proporcionando diversão sem sair de casa. Nela, estão incluídos salões de festas, salão de festas kids com brinquedoteca, espaço para cinema, sala de jogos e churrasqueira, sauna úmida, academia de ginástica, quadra poliesportiva e piscinas e pet place.

O condomínio está localizado em uma região altamente valorizada, com apartamentos feitos para todos os tamanhos de família, prontos para morar. São 448 apartamentos e 450 vagas de garagem, com fácil a acesso à BR-101 nos sentidos Norte e Sul.

Para conhecer esse e outros empreendimentos da AM Construções, entre em contato pelo telefone (48) 3035-7510.

+

AM Construções