Busca voluntária

No blog do projeto Busca voluntária você encontra boas notícias para inspirar o seu dia.


Filha registra em livro vivências ao lado da mãe com Alzheimer

Escrever foi uma das formas encontradas por Mariela Oppitz Sorgetz para aliviar a surpreendente e desafiadora caminhada ao lado da mãe com Alzheimer. Com sensibilidade, empatia e bom humor, a escritora compartilha sua história no livro “Viver Sem Saber”, com a intenção de ajudar outras pessoas, parentes, cuidadores e interessados em compreender a doença e seu contexto.

Leia mais: 10 atividades para fazer com idosos durante o isolamento
Horta em casa: 5 dicas básicas para começar a sua

Narrada em primeira pessoa, a obra publicada pela Luz da Serra Editora reúne anotações escritas por Mariela durante oito anos de luta contra a doença. Quase como um diário (inicialmente, ela não tinha a ideia de transformar as anotações em um livro), a autora descreve seu novo cotidiano e seus sentimentos.

Precisa de voluntários para sua ONG? Clique aqui, cadastre sua entidade e publique sua

Filha descreve vivências ao lado da mãe com Alzheimer

“O Alzheimer não transforma apenas o paciente, ele transforma todos que estão ao seu redor”, conta Mariela. “Você precisa escolher como quer viver essa transformação”, completa a autora.

Dividida em três partes, a obra segue a ordem cronológica do processo evolutivo do Alzheimer. Na primeira, o leitor acompanha a etapa leve, com os primeiros sinais de que algo estava acontecendo. A fase moderada apresenta outros sintomas que vão além do esquecimento, como a “super sinceridade” da mãe. Na terceira e última parte, a autora narra a severidade da doença, quando, aos poucos, dona Anninha deixa de falar – fase na qual se encontra atualmente.

O principal objetivo de Mariela é lançar um novo olhar sobre o Alzheimer. Formada em Relações Públicas, ela quer que o “Viver Sem Saber” contribua para a causa. Por isso, os valores referentes aos direitos autorais com a venda da obra serão revertidos a ações e instituições dedicadas a cuidar e tratar dos enfermos. Para saber mais, acesse o site oficial do livro.

Quer fazer trabalho voluntárioClique aqui e encontre um com a sua cara