Fiocruz, Butantan e ONU vão usar o TikTok para combater a desinformação

div>Na última sexta-feira (14/5), a plataforma de vídeos TikTok divulgou uma iniciativa que pretende propagar informações confiáveis sobre a covid-19 e combater a desinformação. O projeto será realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), as organizações do Todos pelas Vacinas, o Instituto Butantan e a Fiocruz.

As ações Verificado, Equipe Halo das Nações Unidas, Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF), Observatório COVID-19, Infovid e Rede Análise COVID-19 também vão colaborar com a causa. Além disso, a rede social receberá conteúdos científicos e criativos de Blogs de Ciência da UNICAMP, do Projeto Divulgar, do Pretty Much Science e da UPVacina.

Instituições querem usar o TikTok para combater a desinformação

Atualmente, o TikTok convida os criadores de conteúdo a usar a hashtag #InfoCovid. Por meio dela, eles conseguem produzir vídeos com materiais pré-selecionados por representantes das organizações parceiras. Um comitê de entidades de saúde se reunirá para definir as prioridades, a fim de ajudar os usuários com os roteiros, buscando garantir que as informações postadas tenham respaldo científico.

Há também a hashtag #CadaUmDeNós, uma ação da ONU para reforçar a importância das medidas de prevenção contra a doença e difundir a urgência do acesso justo e equitativo das vacinas contra a covid-19. Por meio dela, é possível acompanhar vídeos que mostram a importância de fatores como usar máscara, manter distanciamento social, higienizar as mãos e se imunizar assim que possível.

Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara

Lives Semanais 

Durante o período da campanha para combater a desinformação, o TikTok irá promover lives todas às terças-feiras com especialistas no tema para tirar dúvidas sobre o atual momento da pandemia. A primeira será com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, e Flavia Ferrari, coordenadora executiva do Todos pelas Vacinas. Ela está programada para amanhã (18/5), às 17h.

Precisa de voluntários para sua ONG? Clique aqui, cadastre sua entidade e publique sua vaga