Fotógrafo realiza sonho e retrata onça-pintada no Pantanal; assista ao vídeo

O contato recorrente desde a infância com o Pantanal despertou em Ricardo Martins um enorme desejo: fotografar a onça-pintada. Trata-se do maior felino das Américas e uma das espécies mais emblemáticas da fauna brasileira.

Quer fazer trabalho voluntárioClique aqui e encontre um com a sua cara

O poder do animal permeou os objetivos do menino. Ele cresceu, se tornou fotógrafo profissional e embarcou rumo à realização do sonho de criança.

Leia mais: Álbum: 100 coisas legais para fazer durante a quarentena
Pessoas fazem releituras de obras de arte durante a quarentena; confira

Para viver a aventura de fotografar a onça-pintada, e conseguir registrar as mais incríveis imagens do local, foi necessário pesquisa e preparação. O maior desafio estava em encontrar uma maneira de se mover de forma ágil pela região, além de poder se aproximar ao máximo de seu objeto de desejo.

Martins já sabia que a busca precisaria ser pelos rios, ao longo das margens, para evitar ataques dos animais e manter a segurança.

“Precisava de um veículo de baixo calado, bastante ágil e confiável, que pudesse me levar sozinho e em segurança para ficar cara a cara com a onça-pintada”, relata o fotógrafo. “Encontrei exatamente o que precisava no jet Sea-Doo, a embarcação perfeita para viver uma experiência única.”

Registros para a posteridade

Toda a aventura de Ricardo Martins no Pantanal está registrada em vídeo, que mostra detalhes dos dias que passou na região em busca de fotografar a onça-pintada. Mas até conseguir realizar seu sonho, ele pôde reunir os melhores cliques da fauna e da paisagem local.

Mesmo as situações de tensão inerentes ao desafio a que se propôs, a troca de experiências com ribeirinhos o fez seguir e não desistir.

“Fantástico ouvir as pessoas dali e perceber o quanto elas agregaram ao resultado final do trabalho. Toda carga de sentimento com essas trocas está refletida nas imagens que consegui captar. Fotografia pura, sentimento puro.”

Após alguns dias navegando na região a bordo de seu Sea-Doo, Ricardo Martins visualizou e conseguiu fotografar a onça-pintada.

“Nunca vou esquecer a primeira vez que ela cruzou meus olhos, quando vi os olhos dela dentro dos meus. Sonhei com esse momento e pude ver aqueles olhos amarelos me encarando. A foto ficou simplesmente incrível.”

Assista ao vídeo da experiência.

Loading...