Grupo monta biblioteca comunitária com centenas de livros achados no lixo

Um grupo de funcionários de uma empresa de coleta de lixo em Ancara, na Turquia, decidiu fundar uma biblioteca com os livros que encontravam no dia a dia do trabalho. A iniciativa começou com o jovem Serhat, que coletava os exemplares movido pelo sonho de ter seu acervo pessoal. Logo, seus companheiros entravam na onda e o projeto já tinha em mãos centenas de livros.

Leia mais: 
Os 100 melhores livros de todos os tempos
10 livros para ler antes de dormir e acalmar a mente

Os primeiros livros e revistas criaram um pequeno acervo para os próprios trabalhadores da empresa de coleta de lixo. Com a coleção crescendo, abriram-se as portas para amigos e familiares. Até que, com o tempo, o grupo decidiu conversar com o prefeito da cidade para que as obras pudessem atender a toda a comunidade local.

O prefeito acatou a ideia e cedeu aos trabalhadores o espaço de uma antiga fábrica de tijolos que estava parada há mais de 20 anos. A comunidade ficou sabendo da novidade e os vizinhos também começaram a doar livros e revistas para contribuir com a nova biblioteca comunitária.

Quando abriu as portas, o acervo já tinha mais de 6 mil livros catalogados em diversas seções, indo de ficção e investigação até aprendizado de inglês e francês. Com o apoio da prefeitura e de doações, a biblioteca também ganhou um espaço dedicado às crianças, uma área de jogos e uma cafeteria.

Além de atender à vizinhança, a biblioteca comunitária disponibiliza seu grande acervo para uma série de outras iniciativas. Entre elas o empréstimo de livros para estudantes, organizações sem fins lucrativos e centros penitenciários.

Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara

Fonte: Nation

Loading...