Cacau Menezes

Apaixonado pela sua cidade, por Santa Catarina, pelo seu país e pela sua profissão. São 45 anos, sete dias por semana, 24 horas por dia dedicados ao jornalismo


“Não quero ter razão, prefiro ser feliz”

Desporto x jogo

Afinal, porque as crianças com atividades de recreação e diversão, com passatempo e momento lúdicos sem produção de perigo, na juventude e fase adulta partem para atividades de esforço excessivo, treinamentos, disciplina e risco para a saúde?

Futevôlei no point do Riozinho – Foto: Anderson Coelho/NDFutevôlei no point do Riozinho – Foto: Anderson Coelho/ND

Segundo o liberal filósofo madrileño, José Ortega y Gasset, os atletas da Era Moderna encarnam os nobres guerreiros de outrora em versão gentleman.

Em sua obra, ele filosofa decifrando os sinais dos tempos sobre a origem desportiva do Estado e porque regimes totalitários e ditadores viriam a dar tanta importância política ao esporte:

Na Alemanha de Hitler, nos Jogos de Berlim em 1936.

Na Tchecoslováquia, vice-campeã mundial de futebol em 1962, liderada pelo craque do time do Exército, o Bola de Prata da Copa Josef Masopust.

Na Hungria vice-campeã da Copa de 1954 e seu time com o Bola de Ouro, o Major do Exército Ferenc Puskás.

Na potência olímpica  da União Soviética campeã do Jogos de Verão e de Inverno entre os anos de 1956 e 1980.

Na Cuba de Fidel Castro entre 1976 e 2008, e agora, na China de Xin Jinping.

No Brasil, cobramos dos governos o almejado legado olímpico. Tivemos uma época gloriosa na Copa de 1970, mas, de lá pra cá, nunca fomos uma potência em nada, sempre dependendo de individualidades aqui e acolá.

Senna, Guga e uns cinco craques do futebol. Hoje, somos o país do lazer com medalhas advindas de atividades que dão extremo prazer: barco a vela, surfe e skate. Deixemos as glórias olímpicas para os autoritários, os brasileiros querem mesmo é ser felizes, chutando latas, livres, sorrindo como crianças.

Se o Beach Tennis virar modalidade olímpica, seremos imbatíveis

.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...