Busca voluntária

No blog do projeto Busca voluntária você encontra boas notícias para inspirar o seu dia.


Projeto repara cadeiras de rodas, órteses e próteses gratuitamente

Criado em 2019, o projeto Paraoficina Móvel realiza manutenções e reparos gratuitamente em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores. A iniciativa é promovida pela prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

Leia Mais: COMO É SER UMA TRABALHADORA DA RECICLAGEM NO BRASIL?
PIMP MY CARROÇA: VEJA COMO DOAR CESTAS BÁSICAS A CATADORES

Como a Paraoficina Móvel funciona?

Os serviços são prestados por dois técnicos especializados em órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs), em um veículo adaptado com mobiliário e equipamentos específicos. Os atendimentos são realizados prioritariamente nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) da rede municipal de saúde.

Reparos que não podem ser consertados pela Paraoficina Móvel são encaminhados para a Oficina Ortopédica da AACD Ibirapuera.

Para utilizar o serviço oferecido pelo projeto, o munícipe deve apresentar o cartão do SUS e um documento com foto. O horário de atendimento é das 9h às 17h e o serviço pode ser agendado pelo telefone (11) 3913-4071.

Cadeiras de rodas e mais: por que a manutenção é tão importante?

A falta de manutenção e de reparos dos equipamentos pode ameaçar a segurança física dos usuários. A ideia da Paraoficina Móvel é realizar as manutenções necessárias e contribuir para o aumento de fatores como durabilidade e funcionalidade desses itens de auxílio à locomoção. A ação gera um impacto muito positivo nas vidas de pessoas com deficiência que precisam desses recursos.