Blumenau amplia vacinação contra a gripe para toda a população

Saiba como agendar a imunização nas unidades de saúde do município; prefeitura alerta para a importância da proteção contra a influenza, principalmente durante a pandemia de Covid-19

<span style="font-weight: 400;">Blumenau amplia vacinação contra a gripe para todas as pessoas acima de seis meses de idade</span> &#8211; Foto: Marcelo MartinsBlumenau amplia vacinação contra a gripe para todas as pessoas acima de seis meses de idade – Foto: Marcelo Martins

Blumenau ampliou a vacinação contra a gripe para todas as pessoas acima de seis meses de idade nesta semana nas unidades de ESF (Estratégia Saúde da Família) e AGs (Ambulatórios Gerais).  

O agendamento para a imunização contra a influenza na cidade pode ser feito no site da prefeitura – ou por meio das unidades de ESF. O secretário de Promoção da Saúde do município, Winnetou Krambeck, alerta sobre a importância da população se vacinar contra a doença. “O inverno é uma estação onde as síndromes gripais são muito comuns. As pessoas precisam agendar a vacina e evitar formas mais graves do vírus H1N1, que também pode levar à morte”, destaca.

Até o momento, Blumenau vacinou 91.884 pessoas contra a gripe desde o início da campanha neste ano, o que representa 61,3% de cobertura vacinal, enquanto a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 90% da população, o que corresponde a 123.606 pessoas na cidade.

Riscos da enfermidade

A médica Infectologista da Semus (Secretaria de Promoção da Saúde) de Blumenau, Luisa Torres Salgado, reforça as recomendações do secretário. “A chegada do inverno, com queda da temperatura e a permanência das pessoas em locais fechados por maior período de tempo nos faz lembrar das doenças que ocorrem nesta época e com isso a importância da vacinação contra a influenza (ou gripe), para proteção da população, especialmente durante a pandemia do coronavírus”, afirma.

Ela explica os riscos da enfermidade. “A influenza é uma doença viral, respiratória, contagiosa, que pode acontecer durante todo o ano e que pode levar a complicações e óbito. Surtos e epidemias acontecem com frequência e uma forma de prevenção é a vacinação. A vacinação contra a gripe está disponível para toda a população de Blumenau e é segura e eficaz e todos devem se imunizar”, ressalta a médica.

Luisa esclarece ainda que as pessoas que se vacinaram contra Covid-19 e forem se vacinar contra a gripe devem respeitar um intervalo superior a 14 dias entre as vacinas.

A vacina contra o Coronavírus ainda não está disponível para toda a população, mas a da influenza está e garantir essa proteção é essencial. Além disso, a imunização diminui os atendimentos e internações por gripe nas instituições de saúde, que hoje, além das outras enfermidades, também atendem os pacientes com Covid-19.

<span style="font-weight: 400;">Blumenau vacinou 91.884 pessoas contra a gripe desde o início da campanha</span> &#8211; Foto: Marcelo MartinsBlumenau vacinou 91.884 pessoas contra a gripe desde o início da campanha – Foto: Marcelo Martins

Público-alvo

No site da Prefeitura de Blumenau conforme as vagas vão encerrando, o nome das unidades ESFs e Ambulatórios Gerais são retiradas da ferramenta. A medida que o Estado envia remessa de doses da vacina, novas vagas são disponibilizadas, e a relação de unidades com vagas disponíveis volta a ser exibida no site.

Para quem faz parte do público-alvo e ainda não foi se vacinar, a Prefeitura de Blumenau reforça a importância de se proteger contra a gripe. A escolha dos grupos prioritários considera as pessoas que podem desenvolver formas mais graves da doença e a preocupação é ainda maior no inverno.

Fazem parte dos grupos prioritários: pessoas acima dos 60 anos, professores, crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

Campanha contra Poliomielite &#8211; Foto: Marcelo MartinsCampanha contra Poliomielite – Foto: Marcelo Martins

Campanha nacional

A 23° Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou no dia 12 de abril, com público-alvo estimado em 79,7 milhões de brasileiros, e foi estendida no último dia 5 para toda a população acima dos seis meses de idade.

“Campanhas de imunização são prioridade do Ministério da Saúde e resolvemos ampliar a vacinação contra a Influenza para todos os grupos. O nosso objetivo é reduzir os casos graves de gripe, que também pressionam o nosso sistema de saúde”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

A iniciativa conta com mais de 80 milhões de doses de vacinas Influenza produzidas pelo Instituto Butantan.  Até o momento, mais de 34 milhões de pessoas estão imunizadas, o que representa cerca de 42% dos grupos prioritários, apontam dados do Ministério da Saúde.

 

Campanha contra a gripe em Blumenau

Cobertura total até o momento: 61,3%

– Crianças: 78,7%

– Gestantes: 66,2%

– Trabalhadores da Saúde:76,2%

– Puérperas: 42,8%

– Idosos: 65,4%

-Pessoas com deficiência Permanente: 4,4%

– Professores: 55,6%

-Comorbidades: 58,2%.

+

Prefeitura de Blumenau

Loading...