Blumenau chega a 52% da população imunizada contra a Covid-19

Apesar do índice ser positivo, a cidade ainda está longe de poder se considerar imunizada

Blumenau atingiu 52% da população imunizada, ou seja, com o esquema vacinal contra a Covid-19 completo – com as duas doses ou a dose única da vacina. O índice é superior ao nacional, que está em 50,3%.

Até quarta-feira (20) foram registrados mais de 189 mil imunizados – Foto: Divulgação/Eraldo Schnaider/Prefeitura de BlumenauAté quarta-feira (20) foram registrados mais de 189 mil imunizados – Foto: Divulgação/Eraldo Schnaider/Prefeitura de Blumenau

Este percentual representa 190.602 pessoas imunizadas. De acordo com os dados da prefeitura nesta quinta-feira (21), Blumenau aplicou 460.657 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 262.164 primeiras doses; 190.602 segundas doses e doses únicas e 7.891 doses de reforço.

De acordo com o infectologista Martoni Moura e Silva, apesar do número positivo, ainda é preciso ampliar o percentual de vacinados para que a população tenha mais segurança. Segundo ele, há percentuais médios definidos que indicam melhorias na imunização.

“Acima de 40% iniciamos ‘a luz no fim do túnel’ e acima de 80% teremos alcançado possivelmente o fim da pandemia”, explica.

“O que devemos chamar atenção é para taxa de transmissibilidade. Essa taxa calculada e divulgada pelo Imperial College de Londres estava no Brasil em 0,6 na semana passada. Ou seja, para cada 100 pessoas infectadas, podemos transmitir para mais 60 pessoas. Então, o importante é alcançarmos essa taxa abaixo de 0,5 a 0,4 de maneira sustentada por no mínimo 15 dias para vermos que estamos vencendo a pandemia de modo seguro e satisfatório”, esclarece o doutor.

Embora o município do Médio Vale do Itajaí estar na classificação de gravidade alta na Matriz de Risco Potencial de Santa Catarina para a Covid-19, a taxa de transmissibilidade resulta em risco moderado em Blumenau.

Confira o Mapa de Risco Potencial:

Mapa de risco potencial para a Covid-19 mostra redução na taxa de transmissibilidade (azul) no Médio Vale do Itajaí – Foto: Reprodução/SES SCMapa de risco potencial para a Covid-19 mostra redução na taxa de transmissibilidade (azul) no Médio Vale do Itajaí – Foto: Reprodução/SES SC

Ferramenta de combate

Ainda segundo o infectologista, a vacinação é a ferramenta mais eficaz no combate ao coronavírus e os cuidados já conhecidos pelas pessoas devem ser respeitados.

“Para essa taxa (de transmissibilidade) se manter em queda, é preciso manter seu esquema de vacinação atualizado com todas as doses preconizadas para cada tipo de vacina e as doses de reforço, associado ainda ao uso de máscaras e distanciamento social”, finaliza.

Agenda de vacinação

Nesta quarta-feira 920) a prefeitura de Blumenau retomou o agendamento da vacina contra a Covid-19 para adolescentes e também o reforço para idosos e imunossuprimidos, além de seguir com a vacinação de adultos e reforço dos trabalhadores da saúde.

A aplicação é feita nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22). As 5,2 mil vagas foram disponibilizadas a partir das 17h de quarta-feira (20), mas até o fechamento desta matéria ainda restam algumas vagas na agenda neste link.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...