Blumenau desativa ambulatório para casos suspeitos de coronavírus

A decisão foi anunciada com base na diminuição do ritmo de contágio no município, redução da média de contaminados e diminuição da taxa de ocupação das UTIs

O Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, instalado no Setor 3 do Parque Vila Germânica, será desativado pela prefeitura de Blumenau neste domingo (20).

Desde março, mais de 12,3 mil pacientes foram atendidos no local – Foto: Reprodução / NDTV Blumenau

A decisão foi tomada diante do cenário positivo da pandemia na cidade. Nas últimas semanas o ritmo de contágio, a média de contaminados e a taxa de ocupação das UTIs tiveram uma expressiva diminuição. Desde março, quando a estrutura foi montada, mais de 12,3 mil pessoas foram atendidas no local.

A partir de segunda-feira (21) pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal poderão buscar atendimento nos sete Ambulatórios Gerais do município.

Todos os fast tracks anexo aos AGs continuam atendendo em horário habitual, fazendo coletas para testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios médicos de suspeita da Covid-19.

No fim de semana, os pacientes com suspeita da doença deverão serão atendidos no Ambulatório Geral do Centro, na rua República Argentina, 2.077, no bairro  Ponta Aguda. O atendimento aos fim de semana será das 7h às 19h.

Ambulatório Geral do Centro atenderá pacientes com suspeita de Covid-19 no fim de semana – Foto: Reprodução / NDTV Blumenau

Taxa de transmissão

Dados da semana epidemiológica do dia 14 de setembro apontam que Blumenau está com taxa de transmissão em 1,05. O menor índice desde o pico da pandemia, registrado em julho. Nesta quinta-feira (17) a taxa de ocupação das UTIs estava em 17%.

+

Saúde