Blumenau inicia testes em massa para investigar a extensão do coronavírus na cidade

A testagem da população é aleatória e acontece nos ambulatórios gerais

Começou nesta segunda-feira (31) uma testagem em massa da população de Blumenau que vai avaliar a extensão da pandemia de coronavírus na cidade. Chamada de inquérito epidemiológico, a investigação vai testar 1.300 pessoas até sexta-feira (4).

Blumenau inicia testes em massa para investigar extensão do coronavírus na cidade – Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Blumenau

De acordo com a Secretaria de Promoção da Sáude, o objetivo é mapear a distribuição geográfica do vírus no município, identificando pontos críticos e populações de maior risco ao longo dos próximos meses.

Essas informações serão utilizadas para guiar as medidas de saúde pública e as estratégias de controle para o combate da Covid-19. Segundo a prefeitura, o município é pioneiro em Santa Catarina neste procedimento, utilizando o teste RT-PCR.

Como funciona a testagem

Cerca de 1.300 testes RT-PCR foram distribuídos proporcionalmente entre sete regiões de Blumenau. Os testes estão sendo aplicados pelos sete Ambulatórios Gerais (AG) do município em pessoas que procuram o serviço público de saúde para casos que estejam relacionados à suspeita de síndrome gripal ou Covid-19.

Blumenau inicia testes em massa para investigar extensão do coronavírus na cidade – Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Blumenau

A população testada é escolhida aleatoriamente pela equipe de saúde, independente de raça, cor e gênero, sem agendamento prévio. Além disso, as pessoas que aceitam participar da investigação não estão sendo atendidas no mesmo espaço destinado aos demais pacientes, para diminuir a chance de transmissão do novo coronavírus. A indicação é de que apenas um representante por família pode ser selecionado para a etapa de coletas.

A amostragem, que está sendo categorizada por faixa etária, fornecerá dados sobre a prevalência de casos clínicos ou portadores da Covid-19 na cidade e já tem novas etapas previstas para que seja possível acompanhar a curva de evolução do coronavírus em Blumenau. As novas etapas serão informadas através dos canais oficiais de comunicação da prefeitura.

+

Saúde