Blumenau registra 464 novos casos de Dengue nesta terça-feira; saiba mais

Mutirão está sendo realizada desde de abril nos bairros e ações estão sendo realizadas na cidade

Nesta terça-feira (17), Blumenau registrou 1.914 casos confirmados de Dengue na cidade. O número representa 464 a mais do que foi registrado na última terça-feira, dia 10, pela prefeitura quando o município contabilizava 1.450 casos da doença , o que representa um aumento de 32% em uma semana.

Sintomas causadas pela dengue podem ser fortes e levar à morte – Foto: Sec.Saúde RS/Divulgação/NDSintomas causadas pela dengue podem ser fortes e levar à morte – Foto: Sec.Saúde RS/Divulgação/ND

Neste ano, ao todo já são 7.015 notificações, destes 1.362 são casos autóctones, ou seja, contraídos em Blumenau. Os outros 4.704 são considerados suspeitos e aguardam resultado de exame. Até o momento, a cidade totaliza 2.600 focos do mosquito Aedes aegypti.

O número de denúncias recebidas por meio do OuvidorSUS também aumentou. Antes, eram cerca 80 no mês de janeiro e esse número saltou para mais de 550 em abril, o que representa um aumento de 587,50% no período. Porém, cerca de 60% das denúncias são consideradas improcedentes.

Entre as principais reclamações que não se confirmam está o caso de denúncias de locais com grande quantidade de entulho e lixo no terreno do vizinho, mas quando as equipes chegam ao local, identificam apenas vegetação rasteira que não oferece riscos.

O secretário de Promoção da Saúde, Dr. Marcelo Lanzarin, explica a importância do diálogo entre as pessoas a fim de tentar uma solução amigável antes de abrir uma reclamação na ouvidoria.

“Nós entendemos que muitas vezes, na correria do dia a dia, as pessoas olham pela janela de suas casas e apartamentos e suspeitam de locais que possam oferecer risco de proliferação do Aedes aegypti. É importante ter esse olhar. Mas também é importante que haja diálogo com o vizinho e que se após esse movimento o morador considerar importante uma visita das nossas equipes, que ele faça sim a denúncia”, explica o secretário.

Bairros infestados

Dos 35 bairros da cidade, 10 são considerados infestados por dengue pela Vigilância Sanitária e são monitorados diariamente. São eles: Itoupava Norte com 245, Salto do Norte com 186, Velha Central com 157, Escola Agrícola com 153,  Garcia com 147, Água Verde com 147, Fortaleza com 138, Velha com 123, Vorstadt com 122 e Ponta Aguda com 107 focos.

Mutirões de limpeza

Desde o inicio de abril, mais de 200 toneladas de entulhos já foram recolhidos nos bairros Vorstadt, Escola Agrícola, Água Verde, Itoupava Norte, Garcia, Itoupavazinha, Ribeirão Fresco e Nova Esperança. As próximas ações acontecem nesta quarta e sexta-feira, dias 18 e 20, as ações se concentram na região da Rua Araranguá, no bairro Garcia.

Ações da segunda etapa

Até o fim do mês será realizado 78 palestras de orientação para Escolas e CEI’S com a presença da fantasia do mosquito Aedes aegypti para conscientizar os jovens. Na próxima terça-feira (17), serão promovidas orientações à comunidade em ação que ocorrerá no Condomínio Minha Casa Minha Vida, no Bairro Progresso.

No dia 26 de maio, acontece um webinar na FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau), com o tema “O papel da comunidade no Combate à Dengue”. As ações de conscientização ainda serão ampliadas para o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e no Projeto Agente Mirim e o Programa de Defesa Civil na Escola.

Internações

19 moradores de Blumenau estão internados em hospitais da cidade com suspeita de Dengue, todos em enfermaria. Até agora, o Blumenau totaliza um óbito por Dengue no município. Três óbitos estão em investigação e tiveram material genético enviado ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública).

Denúncias

A população pode continuar denunciando locais com possíveis focos do mosquito, entrando em contato com o Programa de Combate à Dengue, por meio do OuvidorSUS no telefone 156 (opção 4) ou pelo telefone 3381-7770. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...