Blumenau tem quatro mortes e 23 mil casos com Médio Vale em risco gravíssimo para Covid-19
No dia em que o Mapa de Risco Potencial atualizou a situação da região para o nível vermelho, cidade registrou 472 novos casos de coronavírus
No mesmo dia em que o Mapa de Risco Potencial mudou a situação do Médio Vale do Itajaí de grave (laranja) para gravíssimo (vermelho), Blumenau registrou mais quatro mortes e 472 novos casos de infecção pelo coronavírus. Atualmente, a cidade soma 23.194 casos positivos de Covid-19.
Os dados foram apresentados pelo secretário de Promoção da Saúde Winnetou Krambeck em transmissão ao vivo no início da noite desta quarta-feira (25).
Leia mais
O número de mortes registradas em um único dia é o maior desde 10 de agosto, quando foram sete óbitos em 24 horas. As vítimas mais recentes registradas na cidade são três homens – de 91, 58 e 65 anos – e uma mulher de 83 anos.
Medidas restritivas
Com a mudança da classificação do mapa de risco para o nível gravíssimo, Blumenau passa a ter novas medidas restritivas impostas pelas portarias do governo do Estado. O secretário de Promoção da Saúde ressaltou que não há medidas restritivas impostas pelo município, mas explicou que a cidade não pode flexibilizar as determinações do Estado.

Winnetou Krambeck também voltou a descartar a realização de um lockdown – um fechamento geral – e disse que qualquer informação neste sentido é mentirosa.
As medidas restritivas do Estado para as cidades que estão nas regiões em nível gravíssimo, como é o caso de Blumenau, passam a valer a partir de sábado (28). Confira o que muda:
- Suspensão de atividades em cinemas, teatros, casas noturnas e museus, assim como de eventos, shows e espetáculos;
- Aulas presenciais somente com atividades de reforço pedagógico individualizado;
- Suspensão de concentração e de permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praias e praças, com exceção da prática de esportes individuais;
- Limite de 30% da capacidade do estabelecimento para hotéis, pousadas e albergues;
- Academias de ginástica só podem funcionar com 30% da capacidade;
- Jogos coletivos recreativos (futebol, voleibol, basquetebol) estão proibidos;
- Congressos, feiras e exposições estão proibidos;
- Templos religiosos com lotação máxima de 30% da capacidade;
- Transporte coletivo está liberado pelo governo do Estado em todas as regiões, independentemente da avaliação de risco;
- Shoppings, centros comerciais e galerias têm limite de 50% na capacidade;
- Eventos sociais como casamentos, aniversários, jantares, confraternizações, bodas, formaturas, batizados e festas infantis estão proibidos;
- Eventos controlados como palestras, seminários e conferências estão proibidos;
- Parques aquáticos e complexos de águas termais estão proibidos;
- Provas de roupas em lojas de vestuário estão liberadas.
Acesse e receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp do ND+
Entre no grupo