Bolsonaro volta a defender desobrigatoriedade do uso de máscara no Brasil

Segundo o chefe do Executivo, "negacionistas" são as pessoas que se opõem a desobrigar o uso do item, uma vez que não acreditam na vacina

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a defender que o uso da máscara deixe de ser obrigatório no Brasil. Segundo o chefe do Executivo, “negacionistas” são as pessoas que se opõem a desobrigar o uso do item, uma vez que não acreditam na vacina.

Bolsonaro volta a defender desobrigatoriedade do uso de máscaras no Brasil – Foto: Isac Nóbrega/PR/Divulgação/NDBolsonaro volta a defender desobrigatoriedade do uso de máscaras no Brasil – Foto: Isac Nóbrega/PR/Divulgação/ND

No Brasil, pouco mais de 10% da população completou o calendário vacinal contra a Covid-19. Segundo dados do consórcio de imprensa, que compila dados do novo coronavírus no País, foram 24,1 milhões de pessoas que receberam duas doses de vacinas, cerca de 11,4% do total.

“Igual a questão da vacina, eu estou dando o exemplo: depois que a última pessoa se vacinar, eu me vacino. Enquanto isso, continuo tranquilo na minha. Inclusive, encomendei estudo para o ministro da Saúde Queiroga para desobrigar usar máscara quem porventura tenha sido infectado ou vacinado”, afirmou. “Quem está contra é negacionista porque não acredita na vacina”, argumentou.

Até esta quinta-feira (17), foram registradas 496 mil vítimas da doença, segundo o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).

Mais cedo, o presidente havia reforçado críticas à legislação do Estado de São Paulo, que obriga o uso de máscaras em locais públicos e no transporte, inclusive particular.

Segundo argumentou Bolsonaro, o uso de máscara por motoristas poderia causar acidentes. “Tem algum médico aqui? O CO? (gás carbônico) não leva ao sono? Você que é veterinário”, disse apontando fora da câmera. “O cara está com a máscara no carro fechado respirando ali. Quer dizer, vai ter uma oxigenação menor. Não precisa ser médico para dizer isso: vai levar a acidentes”, defendeu.

+

Saúde

Loading...