Brusque anuncia novas medidas de enfrentamento à Covid-19

Hospital Azambuja suspendeu cirurgias eletivas, para manter leitos disponíveis, e Centro de Triagem Pediátrico foi criado para atendimento de crianças sintomáticas

Com o agravamento da pandemia de Covid-19, o município de Brusque anunciou seis novas medidas para tentar conter o avanço do vírus, além de manter a disponibilidade dos leitos hospitalares.

O anúncio foi feito pelo prefeito Ari Vequi e pelo o secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, durante uma coletiva de imprensa virtual na tarde da desta segunda-feira (22).

Em coletiva, prefeito e secretário de Saúde anunciaram novas medidas de enfrentamento à Covid-19 – Foto: Prefeitura de Brusque/Secom/DivulgaçãoEm coletiva, prefeito e secretário de Saúde anunciaram novas medidas de enfrentamento à Covid-19 – Foto: Prefeitura de Brusque/Secom/Divulgação

“É um momento delicado, os leitos estão chegando ao limite, a capacidade hospitalar também” destacou Vequi. Uma das principais ações será o remanejamento de profissionais da saúde das UBS (Unidades Básicas de Saúde) para suprir a demanda do Centro de Triagem, assim como a criação de um Centro de Triagem exclusivo para crianças.

Medidas

Suspensão cirurgias: no Hospital Azambuja (Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux), as cirurgias eletivas foram suspensas. O objetivo é garantir leitos hospitalares em caso de necessidade.

Centro de Triagem Pediátrico: o Centro de Triagem, no pavilhão da Fenarreco, terá um espaço exclusivo para atendimento de crianças com sintomas respiratórios. O atendimento será das 7h às 19h, de segunda à sexta, e nos finais de semana das 8h às 17h.

Centro de Testagem: a UBS do Centro passa a ser o Centro de Testagem e Orientações para Pacientes Assintomáticos, ou seja, aqueles que necessitarem fazer o teste de Covid-19 serão atendidos lá, das 8h às 17h. Os pacientes da UBS do Centro serão atendidos na Policlínica Municipal, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Testagem de pacientes sintomáticos passa a ser feita na UBS do Centro – Foto: Prefeitura de Brusque/DivulgaçãoTestagem de pacientes sintomáticos passa a ser feita na UBS do Centro – Foto: Prefeitura de Brusque/Divulgação

Remanejamento de médicos: 16 médicos das UBS foram remanejados e passam a atender do Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios, que fica no pavilhão da Fenarreco.

Suspensão de férias e licença: servidores da saúde terão as férias e a licença prêmio suspensas a partir desta segunda (22). Servidores que estão de férias ou licença podem ser convocados.

Fechamento de UBS: caso haja necessidade, além dos remanejamento dos servidores, as unidades de saúde podem ser fechadas para atendimento de serviços essenciais como o Centro de Triagem e o Centro de Testagem.

Unidades de Saúde

Para suprir a necessidade dos centros de Triagem e Testagem, algumas UBS vão contar apenas com atendimentos básicos. As unidades seguem abertas para acolhimento e orientações, tele-monitoramento de pacientes crônicos e atendimentos de urgências odontológicas.

As unidades do Águas Claras, Paquetá, Maluche, Dom Joaquim, Santa Terezinha, Steffen, Centro (remanejada para a Policlínica), Limeira Baixa e Santa Luzia vão permanecer atendendo urgências, emergências e gestantes.

Acesse e receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde