Brusque volta a imunizar grávidas e puérperas contra a Covid-19 na segunda-feira

Retomada será possível após a chegada de novas doses da vacina Coronavac ao município

O município de Brusque, no Vale do Itajaí, irá retomar a imunização de grávidas e puérperas portadoras de comorbidades contra a Covid-19 na próxima segunda-feira (17). A cidade irá receber um lote com 700 doses da vacina Coronavac. Com isso, gestantes e mulheres no período pós-parto (que tiveram bebê há cerca de 45 dias) com comorbidades poderão ser vacinadas.

Brusque volta a imunizar grávidas e puérperas contra a Covid-19 na segunda-feira – Foto: Pixabay/Divulgação/NDBrusque volta a imunizar grávidas e puérperas contra a Covid-19 na segunda-feira – Foto: Pixabay/Divulgação/ND

Conforme orientação das Notas Técnicas Nº 019 e 020 da Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), “para a continuidade da vacinação de gestantes e puérperas com as comorbidades listadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, a mulher deverá comprovar a gestação ou puerpério, e a condição de risco (comorbidade) por meio de relatório médico com a prescrição da vacina Covid-19, após análise conjunta entre médico e paciente, da avaliação de riscos e benefícios do uso da vacina”.

Ou seja, a gestante ou puérpera com comorbidade precisa passar por um médico e receber do profissional um relatório que ateste a sua condição e indique a aplicação do imunizante.

A vacinação vai ser ofertada mediante cadastro prévio no site da prefeitura da cidade. No momento em que for receber a vacina, a gestante ou puérpera deverá levar carteira de gestante, autorização médica, documento com foto, comprovante de residência e Cartão do SUS.

Confira mais informações na reportagem do Balanço Geral Florianópolis!

+

BG Florianópolis