Calendário e 4º imunizante: as novidades da vacinação contra a Covid-19 em SC

Governo estadual anunciou medidas para acelerar vacinação em Santa Catarina contra a Covid-19 nesta terça e quarta-feira

Uma série de novidades referentes a vacinação contra a Covid-19 foram anunciadas pelo governo estadual nesta terça e quarta-feira (9). Dentre elas, o recebimento de doses da vacina da Janssen, o calendário de imunização previsto até outubro e a realização de vacinação em massa.

Calendário e 4º imunizante: as novidades da vacinação contra a Covid-19 em SCSanta Catarina prevê a vacinação de toda a população com mais de 18 anos até outubro- Foto: Mauricio Vieira/Secom/Divulgação/ND

Em linhas gerais, Santa Catarina agora conta com a previsão de vacinar toda a população com mais de 18 anos até outubro. Além disso, contará com o aporte de um novo imunizante, que dispensa o reforço vacinal.  O novo semestre contará ainda com vacinação em massa e realização de eventos teste.

Dentre as atualizações, há ainda a chegada de novas 130.500 doses da vacina AstraZeneca, previstas para pousarem em Santa Catarina por volta das 23h20 desta quarta-feira (9).

Quarto imunizante

Conforme o governador Carlos Moisés, o Estado tem a previsão de receber 104.400 doses da vacina Janssen. A entrega deve ocorrer na próxima semana – ainda não há data definida. O montante faz parte das três milhões que vão ser entregues ao Brasil.

As doses devem ser aplicadas o mais rápido possível, uma vez que a remessa tem prazo de validade até o dia 27 de junho – ou seja, daqui a menos de três semanas. A indicação do Ministério da Saúde é manter as doses apenas nas Capitais – no caso, Florianópolis seria a única beneficiada.

“Estamos trabalhando para distribuir para mais cidades”, afirmou Moisés, pelas redes sociais. A vacina da Janssen é aplicada em dose única, ao contrário das demais utilizadas. Este é o quarto imunizante utilizado no Brasil contra a Covid-19 – os demais são a Pfizer, AstraZeneca e Coronavac.

A vacina foi aprovada em março pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ao todo, o Ministério da Saúde fechou acordo com a Johnson & Johnson para a aquisição de 38 milhões de doses.

Calendário

Todos os catarinenses com 18 anos, ou mais, devem ser vacinados até o dia 23 de outubro de 2021. A informação está na projeção do Calendário de Vacinação contra a Covid-19, que traz detalhes de como será a vacinação por faixa etária, divulgado nesta terça-feira (8).

Catarinenses com mais de 18 anos devem ser vacinados até outubro – Foto: SES/Divulgação/NDCatarinenses com mais de 18 anos devem ser vacinados até outubro – Foto: SES/Divulgação/ND

Com o fim de gerar resultados em pesquisas sobre o processo de imunização, será realizada também vacinação em massa em algumas cidades catarinenses. As doses serão aplicadas fora do calendário de vacinação.

Devem ser escolhidos para esta etapa, segundo Moisés, municípios com alta taxa de transmissão do vírus, letalidade e vulnerabilidade social. A data para o início dessa vacinação não foi informada.

“Nós vamos escolher alguns municípios, programar esses testes, trazer os estudiosos, trazer as universidades e fazer ciência para que as futuras gerações possam ter algum proveito desse episódio duro que vive Santa Catarina e o mundo”, finaliza.

*Com informações do Estadão

+

Saúde