Primeira etapa do trabalho, que começou no início deste mês, prevê o diagnóstico fitossanitário da á ...
Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta terça-feira (30) em Florianópolis
Município aplicou 121 mil doses para a prevenção da doença até essa segunda-feira (29); confira abaixo onde se vacinar na cidade

Quem está incluso nos grupos prioritários que têm direito à vacinação contra a gripe em Florianópolis e não garantiu a imunização contra a doença deve procurar uma unidade de saúde municipal até esta terça-feira (30), quando termina a campanha na capital catarinense.
Até a manhã desta segunda-feira (29), foram aplicadas 121 mil doses de vacina na cidade, nas três etapas da campanha, que começou no fim do mês de março, de acordo com a Prefeitura da Capital. Desde o final do mês de maio deste ano, o município também oferece a imunização contra a gripe por agendamento em alguns centros de saúde. Nos pontos da região continental e nos Centros de Saúde Costeira e Tapera, não é preciso agendar o serviço.
São vacinados ainda, neste momento, os idosos com mais de 60 anos, pessoas com idade entre 55 e 59 anos, gestantes e puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos, professores, motoristas de transporte coletivo e caminhoneiros, forças policiais, profissionais da saúde, doentes crônicos e pessoas com deficiência.
“Hoje enfrentamos uma pandemia, mas não podemos nos esquecer de cuidar da saúde, de modo geral. Se prevenir de outras doenças, é muito importante. Venho aqui alertar para que todas as pessoas que têm direito e precisam se imunizar compareçam aos postos até esta terça-feira (30)”, afirma o prefeito de Florianópolis.
Eduardo da Rosa, morador do bairro Capoeiras, no Continente, garantiu a imunização dos dois filhos, Isabela, de 4 anos, e Davi, de 6, durante a campanha. “Aqui em casa estamos em isolamento e mantemos todas as vacinas em dia. É importante fazermos a nossa parte, mantermos a caderneta em dia e aumentar a nossa imunidade para estarmos fortalecidos neste momento de pandemia”, afirma.

Capital livre do sarampo
A capital catarinense não registra também nenhum caso de sarampo desde o dia 20 de março e considera que o surto da doença terminou oficialmente na cidade. O dado, que pode estar diretamente relacionado com as medidas de distanciamento social, foi alcançado, pois o município registra 12 semanas seguidas sem casos.
A estratégia é que, durante a pandemia, alguns Centros de Saúde de referência continuem com as vacinas de rotina. A imunização é muito importante para que a doença não retorne à Florianópolis, especialmente neste momento em que vários estados brasileiros ainda estão com epidemia da doença.
Aqueles que não têm a caderneta, não lembram ou não sabem se completaram o esquema vacinal, precisam tomar as doses da seguinte forma:
– 6 meses de vida: dose zero
– 1 ano de idade: primeira dose
– 1 ano e 3 meses: segunda dose
– até 29 anos de idade: a pessoa precisa ter duas doses
– de 30 a 49 anos de idade: a pessoa precisa ter uma dose.
Quem tem direito a tomar a vacina contra a gripe na Capital:
– Idosos (+ 60 anos), com documento de identificação;
– Pessoas com idade entre 55-59 anos – com documento de identificação;
– Gestantes e puérperas (45 dias pós-parto)
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias)
– Professores – apresentar contracheque
– Motoristas de transporte coletivo e caminhoneiros
– Forças policiais
– Profissionais de saúde
– Doentes Crônicos
– Portadores de deficiências
Confira os pontos de vacinação:

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.