Campanha de vacinação inicia na próxima semana em Itajaí

Município busca imunizar mais de 14 mil crianças durante a campanha de vacinação contra a poliomelite; campanha para adolescentes também inicia na segunda

A partir da próxima segunda-feira (5), inicia em Itajaí a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite, a paralisia infantil. A meta é imunizar 14.857 mil crianças entre um e cinco anos.

Campanha de vacinação inicia na próxima semana em Itajaí. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND 

Na segunda, começa também a Campanha Nacional de Multivacinação, para atualização das cadernetas de vacina de crianças e adolescentes até 15 anos. O objetivo é diminuir a incidência ou até erradicar doenças como BCG, Hepatite B, poliomielite, tétano, coqueluche, meningite, entre outras.

O Dia D de ambas as campanhas será no dia 17 de outubro, sábado. Neste dia, todas as unidades básicas de saúde estarão abertas à população das 8h às 17h.

Para receber a vacina, basta levar as crianças, entre um e cinco anos, e adolescentes (de até 15 anos) a uma unidade de saúde. É necessário apresentar a caderneta de vacinação e documento de identidade.

O que é a poliomelite

A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada por um vírus. Ela pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca de pessoas infectadas. A doença pode causar paralisia e até mesmo a morte.

Os sintomas começam de forma leve, como uma gripe: febre, dor na garganta e cabeça, vômitos, mal estar, dor nas costas ou rigidez muscular e meningite.

Em casos mais graves, a infecção leva à poliomielite paralítica. Alguns dos sinais são os mesmos, mas ela evolui para fortes dores musculares e flacidez nos membros.

+

Saúde