Câncer de próstata: única forma de garantir a cura é o diagnóstico precoce

Novembro Azul é período especial para ampliar a conscientização sobre a saúde do homem e o câncer de próstata

Fita azul é símbolo da prevenção do câncer de próstata – Foto: DivulgaçãoFita azul é símbolo da prevenção do câncer de próstata – Foto: Divulgação

O mês de novembro é um período importante para reforçar a conscientização sobre a saúde do homem e da prevenção ao câncer de próstata. É o Novembro Azul, mês mundial de combate a este mal.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Ainda, conforme dados do INCA, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.

A Noova Oncologia sempre compartilha informações sobre a influência de hábitos saudáveis prevenção, diagnóstico precoce e no tratamento do câncer.Em um estilo de vida recomendável, ter os exames em dia e ir regularmente ao médico são hábitos essenciais na manutenção da saúde.

O que é a próstata?

Veja a diferença entre a próstata normal e a aumentada – Foto: Médico RespondeVeja a diferença entre a próstata normal e a aumentada – Foto: Médico Responde

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas do Câncer de Próstata

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Na fase avançada, os sintomas são:

  • Dor óssea
  • Dores ao urinar
  • Vontade de urinar com frequência
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco

  • Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer; obesidade.
  • Prevenção, diagnóstico precoce e tratamento

A única possibilidade de cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal ou ressonância magnética.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

A história da data

IlustraçãoIlustração

Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha ‘Novembro Azul’ com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

Aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.

O movimento quer conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.

Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência:

  • Verificação da pressão arterial;
  • Hemograma completo;
  • Dosagem da glicemia;
  • Dosagem do colesterol;
  • Testes de urina;
  • Atualização da carteira vacinal;
  • Verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).

E ainda

Exame da próstata

Por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura.

Fazer check-up regular

Fazer um check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Em todas as faixas etárias o urologista deve ser consultado.

Cuidar da saúde mental

Diversos fatores podem causar um desequilíbrio emocional, como responsabilidades familiares, frustrações financeiras e problemas no trabalho. É preciso entender que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e que o tratamento é necessário.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal, reforçando sua importância para o diagnóstico e o tratamento precoces.

Medidas preventivas

Medidas preventivas, segundo o INCA, incluem: dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais; menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, e de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Fontes:

  • Agência Nacional de Saúde Suplementar
  • Instituto Lado a Lado pela Vida
  • INCA (Instituto Nacional de Câncer)
  • Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina
  • Agência Brasil
  • Sociedade Brasileira de Urologia

Noova Oncologia

Somos uma equipe de profissionais da área da saúde especializados em ofertar cuidados e carinho aos nossos pacientes. A missão da Noova Oncologia é conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção oferecendo cuidado integral, humano e com qualidade técnica.

Mesmo que todos digam não, com um pingo de Noova acreditamos que é possível.  A visão da Noova é ser reconhecida como referência em promoção à Saúde.

Noova tem convênios com Casacaresc, Cassi, Celos Saúde, Elo Saúde, Fundação Assefaz, Geap, Postal Saúde, Premium Saúde, SC Saúde, SIM Plano de Saúde, Sul América e Unimed.

Entre em contato

+

Saúde Mais

Loading...