Capital e Unimed Grande Florianópolis crescem juntas há quase 50 anos

Desde 1971, empresa traz opção em assistência médica para toda a região, moderniza procedimentos e contribui para o desenvolvimento da Capital

Há quase 50 anos, o cotidiano em Florianópolis era muito diferente, a cidade ainda era pacata e a Ilha de Santa Catarina só podia ser acessada pela ponte Hercílio Luz, que em dias de vento Sul balançava muito e assustava motoristas e garotos que vendiam jornais, doces e água mineral nas filas que se formavam para a travessia. A Capital começava o grande desenvolvimento que a levaria a ser hoje uma grande metrópole.

Primeira sede da Unimed Grande Florianópolis, que surgiu em 1971, na região, para oferecer uma alternativa de assistência médica para a população – Acervo Unimed/Divulgação/NDPrimeira sede da Unimed Grande Florianópolis, que surgiu em 1971, na região, para oferecer uma alternativa de assistência médica para a população – Acervo Unimed/Divulgação/ND

Suas ruas e avenidas começavam a crescer, os trajetos para suas belíssimas praias a evoluir e a economia pulsava. O município, no entanto, não tinha uma assistência médica adequada acessível à toda a população, que coubesse também no bolso da classe média e classe média baixa. Para preencher essa lacuna na região, surgiu, em 1971, a Unimed Grande Florianópolis.

De acordo com Théo Fernando Bub, presidente da Unimed Grande Florianópolis, a proposta começou com base em ideias já implementadas em cidades como em Santos (SP), de uma cooperativa de trabalho médico associada a uma operadora de plano de saúde que pudesse oferecer essa oportunidade, não apenas para o atendimento médico ambulatorial, mas também hospitalar, além de exames complementares, para essa população.

Desde então, as trajetórias da Unimed Grande Florianópolis e da capital catarinense se uniram e as duas se desenvolveram ao longo dos anos. “Nestes 50 anos, que a Unimed vai completar em agosto deste ano, as duas cresceram juntas, a Unimed como cooperativa de médicos e operadora de plano de saúde e Florianópolis como cidade, elas se complementam em uma relação muito harmônica. Neste ano, ambos completam aniversário, Floripa comemora seus 348 anos e a Unimed celebra os 50 anos de prosperidade junto à Capital”, afirma.

Expansão nos últimos cinco anos

O presidente da Unimed Grande Florianópolis destaca que a recepção comunidade foi fundamental para a expansão da empresa. “Essa associação de interesses é o que mantém a Unimed Grande Florianópolis viva, se não fosse por essa população, a compreensão desse povo, a aderência à nossa proposta, feita naquela época, não teríamos crescido. Esperamos que essa simbiose se mantenha por muito mais tempo”, reforça.

Bub atribui ainda o desenvolvimento da empresa nos últimos cinco anos, entre outros fatores, à constante atualização de seus processos. “Reformamos toda a governança, implantamos uma política de compliance ética muito forte na nossa instituição e uma modernização no sistema de gestão com a integralização de tecnologias da informação de forma muito significativa, fazendo com que isso nos aproxime do cliente, facilite a vida do usuário e a gestão do patrimônio”.

Modernização dos procedimentos é um dos fatores que contribuíram para a expansão da Unimed Grande Florianópolis nos últimos cinco anos – Unimed/Divulgação/NDModernização dos procedimentos é um dos fatores que contribuíram para a expansão da Unimed Grande Florianópolis nos últimos cinco anos – Unimed/Divulgação/ND

Ações sociais intensificadas

Desde março do ano passado, também foram intensificadas as ações sociais da empresa. No início da pandemia, a Unimed Grande Florianópolis distribuiu 525 mil máscaras. “Isso quando a população ainda não estava preparada para usar as máscaras, também doamos insumos, como seringas e agulhas para o Governo do Estado, para o início do programa de vacinação. Temos ainda atendido aos prestadores de saúde com ajuda financeira, adiantamento de produção, para que eles possam continuar funcionando, fizemos isso também com os médicos cooperados que perderam o movimento nos consultórios e nas cirurgias”, afirma.

A Unimed Grande Florianópolis também investiu na robô Laura, que orienta a população hoje, gratuitamente, sobre onde e como procurar ajuda e alivia o volume de atendimentos. “Divulgamos ainda informações importantes pelos eflyers orientando sobre os cuidados de saúde para evitar essa doença. Não sabemos quando isso vai acabar, mas queremos que todos estejam vivos pra comemorar os próximos aniversários da Unimed e de Florianópolis. Hoje quero cumprimentar a nossa cidade que está de aniversário e lembrar que a Unimed é Bem Floripa!

+

Sou Bem Floripa