Carmen Zanotto chega a SC e participa de reunião na Secretaria de Saúde

Ela foi nomeada oficialmente como secretária de Estado da Saúde nesta quarta-feira (31)

A nova secretária de saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto, chegou a Florianópolis na manhã desta quinta-feira (1º). Como primeiro ato, ela seguiu para a sede da secretaria, onde deve participar de reuniões segundo informações apuradas pelo ND+. 

Carmen chegou em Santa Catarina nesta quinta-feira (1º) onde já seguiu para reuniões – Foto: Reprodução/NDCarmen chegou em Santa Catarina nesta quinta-feira (1º) onde já seguiu para reuniões – Foto: Reprodução/ND

A nomeação da deputada federal para a Secretaria de Estado da Saúde ocorreu nesta quarta-feira (31) no Diário Oficial do Estado. Ela substitui André Motta Ribeiro, que estava em frente à pasta desde maio de 2020.

Além da reunião na secretaria, Carmen também participou de um encontro com o Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina).

Esta é a segunda vez que Carmen assume a SES: a primeira foi em 2003, durante o governo de Luiz Henrique da Silveira. Ela permaneceu no cargo até 2010, mesmo ano em que acabou o mandato do governador e ela se elegeu deputada federal, cargo que já ocupa há três mandatos.

Com a entrada dela na secretaria, a deputada Norma Pereira, que foi vereadora e concorreu a prefeitura de Canoinhas, no Planalto Norte catarinense, assume uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Vacinas, recursos para a saúde, pandemia e mulheres

Nas redes sociais, Carmen é defensora da aceleração no processo de vacinação. Em janeiro, por exemplo, enquanto o governo federal negociava um novo lote de doses da CoronaVac com o Butantan, a deputada publicou que a vacinação de idosos, professores e pessoas com deficiência deveria iniciar o quanto antes.

No último ano, inclusive, seu trabalho na Câmara dos Deputados foi pautado pela pandemia, sendo ela um das relatoras da Comissão Externa de Enfrentamento da Covid-19. Nas últimas semanas, por exemplo, o grupo discutiu a situação do estoque de oxigênio nos hospitais.

Além disso, nesta terça-feira (30), o encontro da Comissão tinha como um dos temas a falta de medicamentos.

Em outro momento, quando Santa Catarina anunciou que a saúde estava em colapso, ela afirmou que “a situação é de extrema preocupação e exige de todos neste momento cooperação e ações”. Carmen chegou a acompanhar o colapso no Oeste e cobrar ações do governo federal.

Além das pautas relacionadas à saúde, ela também apoia ações relacionadas ao enfrentamento da violência contra a mulher. Ela foi secretaria da Coordenadoria dos Direitos da Mulher, entre 2015 e 2017.

Outras nomeações

Além de Carmen, também foram nomeados nesta quarta-feira os novos secretários de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Casa Civil, Administração, Comunicação, Casa Militar, além da Procuradoria Geral do Estado.

Os novos nomes são:

  • Leodegar da Cunha Ticoski, como secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade;
  • Luiz Dagoberto Correa Brião, como Procurador Geral do Estado;
  • Gerson Luiz Schwerdt, como Chefe da Casa Civil;
  • Luiz Antônio Dacol, como secretário de Estado da Administração;
  • Ten Cel Alessandro Marques, como Chefe da Secretaria da Casa Militar;
  • Miguel Ângelo Bertolini, como secretário Executivo de Comunicação.
+

Saúde