Carmen Zanotto deixa Brasília para ser nomeada secretária da Saúde de SC

Nomeação oficial da deputada federal deve ocorrer até esta quinta-feira (1º)

Entre esta quarta (21) e quinta-feira (1º) deve ocorrer a nomeação oficial da deputada Carmen Zanotto para o comando da Secretaria de Estado da Saúde, segundo informações apuradas pelo ND+.

Carmen Zanotto está no terceiro mandato como deputada federal – Foto: Divulgação/NDCarmen Zanotto está no terceiro mandato como deputada federal – Foto: Divulgação/ND

Na manhã desta quarta-feira, ela continuava cumprindo agenda em Brasília. Além da nomeação, há expectativa que ela vá até a sede da SES, em Florianópolis, para uma espécie de “apresentação”.

Carmen Zanotto foi anunciada oficialmente como nova secretária da pasta pela govenadora interina Daniela Reinehr na tarde desta terça-feira (30). Além dela, houve mudanças em outras cinco secretarias do governo estadual.

Outra baixa no governo de Daniela ocorreu nesta quarta-feira: o coronel Jorge Tasca pediu exoneração do cargo de secretário da Administração do Estado de Santa Catarina.

Segunda vez à frente da Saúde

Natural de Lages, Carmen é enfermeira, formada pela Universidade do Contestado. Ela já atuou como Diretora de Enfermagem no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres e como Diretora Administrativa do Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos.

Além disso, foi secretária de Saúde do município serrano entre 1993 e 1999, e vereadora entre os anos de 2001 e 2004.

Esta é a segunda vez que Carmen assume a Secretaria de Estado da Saúde: a primeira foi em 2003, durante o governo de Luiz Henrique da Silveira. Ela permaneceu no cargo até 2010, mesmo ano em que acabou o mandato do governador e ela se elegeu deputada federal, cargo que já ocupa há três mandatos.

Em 2020, ela chegou a se candidatar para o cargo de prefeita de Lages, mas ficou em segundo lugar com 34,34% dos votos. Na ocasião, Antônio Ceron (PSD) foi o escolhido para assumir o executivo da maior cidade da região serrana.

Com a entrada dela na SES, a deputada Norma Pereira, que foi vereadora e concorreu a prefeitura de Canoinhas, no Planalto Norte catarinense, assume uma cadeira na Câmara dos Deputados.

+

Saúde