Caso de Covid-19 em cidade de SC ainda está fora do balanço do Estado há nove dias

O município de Barra Bonita afirma que notificou a Secretaria de Estado da Saúde no dia do resultado, mas dado ainda não está no balanço estadual

O Governo de Santa Catarina afirma que duas cidades ainda estão sem casos confirmados do novo coronavírus, contudo, Barra Bonita, no Extremo-Oeste do Estado, confirmou um paciente infectado pela Covid-19 ainda em julho. No entanto, o registro ainda não aparece no balanço da Secretaria de Estado da Saúde. 

Barra Bonita tem população estimada em 1.667 habitantes, segundo o IBGE – Foto: Prefeitura de Barra Bonita/ND

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Bonita, trata-se de um homem com aproximadamente 60 anos, que teve resultado positivo no dia 29 de julho.

 Ele apresentou sintomas leves da doença, como dor de garganta, dor de cabeça, diarreia e cansaço, e compareceu à unidade de saúde no dia 22 de julho.

O homem não precisou ser encaminhado ao hospital e ficou em isolamento domiciliar e já é considerado recuperado desde a última terça-feira (4).

A Prefeitura de Barra Bonita informou que o exame do tipo PCR, analisado pelo Lacen (Laboratório Central), deu “não reagente”. Contudo, após 10 dias apresentando sintomas, enquanto aguardava o resultado, o paciente realizou um teste rápido que constatou positivo para a doença.

Dados ainda não foram inseridos

A secretária de Saúde, Cristiane de Oliveira, disse ao nd+ que o município informou o Estado sobre o caso positivo no dia em que fez o teste rápido.  “Era para estar tudo certo, nós inserimos os dados na plataforma estadual”, comentou.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde no início da tarde desta sexta-feira (7), questionando os motivos para o dado ainda não constar no balanço e qual a previsão para a inserção desta informação.

No entanto, a Secretaria de Estado da Saúde ainda não havia dado retorno aos questionamentos do nd+ até o fechamento desta matéria, às 18h desta sexta.

SC tem mais de 100 mil casos

Nesta sexta-feira (7), passados quatro meses dos primeiros casos, o novo coronavírus circula em pelo menos 293 dos 295 municípios catarinenses e Santa Catarina ultrapassou a marca de 100 mil infetados pelo vírus. Os números divulgados nesta sexta mostram que Santa Catarina contabiliza agora 101.582 casos confirmados e 1.400 mortes.

+

Saúde