Central de vacinação da Covid-19 em Blumenau registra aglomeração nesta segunda-feira

Após abrir agendamento no domingo (4) à tarde sem aviso prévio, usuários também reclamaram da logística do município para a imunização

A Central de Vacinação contra a Covid-19 de Blumenau, que funciona no Setor 1 da Vila Germânica, iniciou a semana com aglomeração. Desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (5) cidadãos com e sem  agendamento para receber a vacina se reuniram no local em busca de atendimento.

Central de Vacinação em Blumenau registra aglomeração nesta segunda-feira (5) – Foto: Moisés Stuker/NDTVCentral de Vacinação em Blumenau registra aglomeração nesta segunda-feira (5) – Foto: Moisés Stuker/NDTV

Após anunciar, na última sexta-feira (2) que não havia previsão de abertura de novo agendamento para vacinação na cidade, a prefeitura abriu a agenda na tarde de domingo (4), com cerca de 2,5 mil vagas para a primeira dose de idosos acima de 67 anos. Parte dos usuários reclamou da forma de comunicação da prefeitura.

“Acho a logística de Blumenau péssima, a distribuição é só em um local, poucas notícias, poucas vacinas, e também, em pleno domingo? Sábado eu assisti e não tinha previsão de nada, segundo o jornal, de quando é que iria iniciar (o agendamento), iria iniciar agora essa semana. Aí, em pleno domingo de Páscoa pegam e abrem, segundo a informação que eu tive à tarde. Quem é que vai estar domingo de tarde, sendo que sábado não tinha previsão. Então como é que fica?”, questiona a contadora Lucy Rodrigues, que esteve na Vila Germânica para tentar agendar a vacinação para a mãe.

O agendamento aberto no domingo (4) tinha cerca de 2,5 mil vagas, que se esgotaram em aproximadamente duas horas e meia. A vacinação deste público foi agendada para esta segunda (5) e terça-feira (6).

Consultada pela reportagem do ND+, a assessoria da Secretaria de Promoção da Saúde informou novamente que não há previsão de abertura para um novo agendamento.

Confira no vídeo feito pelo repórter Moisés Stuker, da NDTV, como estava a Central de Vacinação na manhã desta segunda-feira (5):

Além das questões por conta do agendamento, muita gente também reclamou da aglomeração na Vila Germânica por conta do número de atendimentos – além de quem foi buscar algum tipo de informação ou tentar um agendamento, embora não seja possível fazer isso pessoalmente na Vila.

A fila de pessoas aguardando atendimento se estendia para os dois lados do Pátio do Parque Vila Germânica e até por volta das 10h30, quando a reportagem deixou o local, ainda havia registro de aglomeração nas portas.

Desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (5) havia movimentação intensa na Central de Vacinação em Blumenau – Foto: Moisés Stuker/NDTVDesde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (5) havia movimentação intensa na Central de Vacinação em Blumenau – Foto: Moisés Stuker/NDTV

A prefeitura de Blumenau se manifestou por meio de nota oficial, na qual explicou que a aglomeração ocorreu por conta de uma “instabilidade pontual no sistema da Central de Vacinação”. A nota diz ainda que assim que o problema foi percebido, “as pessoas que estavam chegando no local foram acomodadas no interior do espaço, que dispõe de ampla estrutura com cadeiras e ar-condicionado”.

Confira abaixo a explicação na íntegra: 

“Nota Oficial

Na manhã desta segunda-feira, dia 5, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) registrou uma instabilidade pontual no sistema da Central de Vacinação, localizada no Parque Vila Germânica, que gerou lentidão na aplicação das vacinas. Assim que foi percebida a situação, as pessoas que estavam chegando no local foram acomodadas no interior do espaço, que dispõe de ampla estrutura com cadeiras e ar-condicionado. As equipes de infraestrutura e tecnologia da Prefeitura foram acionadas e imediatamente contornaram a situação. A Prefeitura pede desculpas pelo incômodo, e reforça que cerca de 60 profissionais atuam na Central de Vacinação, que tem capacidade de aplicar até 1,8 mil vacinas por dia.”

Na entrada da Central de Vacinação os servidores tinham dificuldades de controlar a aglomeração – Foto: Vinicius Bretzke/NDTVNa entrada da Central de Vacinação os servidores tinham dificuldades de controlar a aglomeração – Foto: Vinicius Bretzke/NDTV

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde