Chapecó anuncia novas medidas contra a Covid-19; veja quais
Prefeito João Rodrigues (PSD) informou que um novo ambulatório de atendimento vai receber pacientes com sintomas de Covid-19 e gripais
A Prefeitura de Chapecó anunciou nesta quinta-feira (27) novos serviços para atender os moradores com sintomas de contaminação pelo coronavírus a partir de segunda-feira (31).
Leia mais

Os 26 postos de saúde não vão mais atender pacientes com sintomas da doença a partir da próxima semana. Segundo o prefeito João Rodrigues (PSD), a procura por testes nestes locais é baixa e limita o atendimento de outros problemas de saúde.
“Resolvemos abrir um novo local para melhorar o atendimento e diminuir os riscos de contaminação, dos pacientes e também dos profissionais de saúde. Já temos 120 profissionais afastados, que positivaram”, detalhou Rodrigues.
Para suprir a alta procura por atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Ambulatório Verdão e PA (Pronto Atendimento) Efapi, a administração municipal decidiu abrir um quarto ambulatório para testagem.
O novo posto será instalado no salão paroquial ao lado da Igreja Catedral Santo Antônio, no Centro, perto dos camelódromos. O atendimento será das 7 horas às 22 horas, de segunda a sexta-feira. O horário do Ambulatório Verdão será ampliado das 7 horas às 22 horas. Também serão mantidos os atendimentos de sintomas respiratórios na UPA e PA da Efapi.
Explosão de casos
O prefeito disse que está ciente do aumento expressivo de casos de coronavírus no município, causado pela variante Ômicron. E alertou que a taxa de contaminação deve crescer ainda mais. Também ressaltou que o avanço da vacinação reduziu o índice de internações.
Chapecó tem 3.887 casos ativos de Covid-19 e 577 pacientes com suspeita de contaminação. Desde o início da pandemia foram 797 óbitos causados pela doença. A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que as pessoas continuem tomando os cuidados necessários para evitar a contaminação e busquem o atendimento quando tiverem sintomas.
A cidade tem 33 pacientes internados por coronavírus. Uma reunião entre o município e a direção do Hospital Regional do Oeste, foi acertada a reabertura de mais 12 leitos de UTI. No momento apenas 20 leitos estão ativos e, destes, 19 estão ocupados segundo o hospital.