Chapecó: em um dia, bairro Vila Real teve 19 infectados da Covid-19

Mesmo em meio ao momento crítico que o município vive, a testagem apontou queda de 70% para 48% nos casos positivos

Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, vive nos últimos dias um colapso na saúde com o crescimento acelerado do número de casos ativos da Covid-19. Uma das medidas adotadas pela Secretaria de Saúde foi a testagem em massa para identificar a circulação do vírus.

No começo da tarde desta quinta-feira, moradores se aglomeravam na porta do Centro de Saúde do bairro Vila Real – Foto: Carol Figueiredo/NDNo começo da tarde desta quinta-feira, moradores se aglomeravam na porta do Centro de Saúde do bairro Vila Real – Foto: Carol Figueiredo/ND

Mesmo com os hospitais lotados, a prefeitura divulgou em live nesta quinta-feira (18) que houve uma redução no número de casos positivos nos testes de Covid-19 realizados no município. A informação foi confirmada pelo secretário-adjunto da Saúde de Chapecó, Jader Danielli.

Dos 729 testes realizados nas unidades de saúde, ambulatórios da Efapi e Centro e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h, 351 deram positivo. Isso representa 48,15% do total.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o número já é bem melhor do que o divulgado no último fim de semana, pelo diretor técnico da secretaria, João Lenz, que apontavam 73% de testes positivos.

O prefeito João Rodrigues determinou a aquisição de mais testes rápidos para poder identificar o quanto antes quem está contaminado e assim frear o contágio em Chapecó.

Além disso, as unidades básicas de saúde passaram a atender pacientes com suspeita de problemas respiratórios no período da tarde, para diminuir as filas nos ambulatórios. “Estamos vencendo a guerra, mas ainda falta muito”, disse o prefeito.

Testagem por unidade de saúde

Conforme relatório de atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios dos Centros de Saúde da Família do município, somente no dia 16 (terça-feira), foram realizados 489 testes. Apenas 221 testaram positivo para Covid-19.

Nos dois ambulatórios o número de testes foi de 240 e 130 resultaram em positivo. Desta forma, foram 729 testes e um total de 351 positivos.

A unidade básica de saúde que mais teve casos confirmados, de acordo com o relatório, foi a do bairro Vila Real. Dos 38 testes realizados na terça-feira, 19 foram positivos e 19 negativos.

Na sequência aparecem as unidades de saúde do bairro Efapi com 17 casos confirmados entre os 26 realizados e a do bairro Saic que teve 16 confirmações entre os 36 testes feitos.

Na comunidade de Linha Cachoeira não houve nenhum atendimento e, por isso, nenhum teste foi realizado. Já na linha Alto da Serra dos dois testes realizados apenas um teve resultado positivo.

Tabela de testes realizados em cada unidade básica de saúde na terça-feira (16). – Foto: Reprodução/Prefeitura de Chapecó/NDTabela de testes realizados em cada unidade básica de saúde na terça-feira (16). – Foto: Reprodução/Prefeitura de Chapecó/ND

Acesse e receba notícias de Chapecó e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde