Chapecó imunizou todos os 1,5 mil funcionários da saúde

Os profissionais da rede municipal receberem a primeira dose da vacina; idosos em instituições de longa permanência e parte dos índios já foram imunizados

O município de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, já vacinou contra a Covid-19 todos os 1,5 mil funcionários da rede municipal de saúde. Foram vacinados os profissionais dos ambulatórios e Centros de Saúde da Família, também dos hospitais, os idosos em instituição de longa permanência e metade da população indígena.

Todos os profissionais de saúde da rede municipal foram imunizados em Chapecó. – Foto: Prefeitura de Chapecó/Divulgação/NDTodos os profissionais de saúde da rede municipal foram imunizados em Chapecó. – Foto: Prefeitura de Chapecó/Divulgação/ND

“Agora vamos iniciar a vacinação dos cerca de 1,5 mil profissionais de saúde que estão em clínicas, farmácias e consultórios médicos e odontológicos”, disse o gerente de Vigilância da Secretaria de Saúde do município, Rodrigo Momoli.

A forma de cadastramento deve ser anunciada ainda nesta quinta-feira (4), em reunião do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, que será realizada na prefeitura de Chapecó.

A auxiliar de enfermagem, Silvana Melo, não fala pela experiência, mas sim pela conquista em saber que podemos estar mais perto de uma vida normal novamente.

“Olhar nos olhos foi o aprendizado, mas poder respirar tranquila não tem preço. Várias coisas vem ao pensamento. Ter esperança novamente, saber que logo não perderemos mais seres humanos”, comentou.

Com relação as reações, Silvana diz que no dia seguinte a aplicação da dose teve apenas dor leve, coceira no local e muita sede.

Quase dez mil doses recebidas

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Secretaria da Saúde, Lígia Schacht, o município já recebeu 9.587 doses das vacinas Coronavac e Oxford-AstraZeneca. São 6.220 para a primeira dose e 3.367 para a segunda dose.

Até o início da tarde desta quinta-feira já haviam sido vacinadas 3.674 pessoas. A segunda dose da Coronavac começa a ser aplicada no 28º dia após a primeira dose. As primeiras doses foram aplicadas no dia 19 de janeiro e, nestes casos, a segunda dose será no dia 16 de fevereiro.

No primeiro grupo de vacinação estão 16 mil pessoas, incluindo profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e que estão em asilos, idosos com mais de 75 anos e indígenas.

Vacina Sputnik

A Administração Municipal de Chapecó oficializou na segunda-feira (1º) o interesse em 20 mil doses da vacina russa Sputnik, junto ao laboratório responsável pela distribuição no Brasil. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, disse que tão logo seja liberada a vacina, Chapecó fará a aquisição, para ampliar a imunização no município.

Acesse e receba notícias de Chapecó e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde