Chapecó receberá 1,5 mil doses da Pfizer; saiba quando

Município tem estrutura de refrigeração pronta para receber os imunizantes que serão utilizados seguindo o cronograma de vacinação

A cidade de Chapecó, no Oeste catarinense, receberá 1,5 mil doses de vacina Pfizer contra a Covid-19. Previsão é de que as doses cheguem ao município na segunda ou terça-feira (7 e 8) da próxima semana.

Chapecó tem capacidade de armazenamento de doses da Pfizer. – Foto: Pixabay/ReproduçãoChapecó tem capacidade de armazenamento de doses da Pfizer. – Foto: Pixabay/Reprodução

A informação foi divulgada no início da tarde desta quarta-feira (2), pela Vigilância Epidemiológica do município. As doses serão utilizadas no cronograma de vacinação de primeira dose.

Na sexta-feira (4) serão vacinados profissionais do transporte. No sábado (5), abrirá para 59 e 58 anos e, na segunda-feira (7), trabalhadores com recolhimento de resíduos. Todos por agendamento, que será disponibilizado até amanhã no site da Prefeitura.

De acordo com Vigilância Epidemiológica, a vacinação da população carcerária segue sendo realizada. Na próxima semana, de segunda a quarta-feira, também serão aplicadas segundas doses de Astrazeneca, para quem tomou a primeira dose até 27 de março, e Coronavac, para quem tomou primeira dose até 19 de maio.

Estrutura para armazenamento das doses

A prefeitura de Chapecó já tem estrutura para armazenar a vacina com dois ultrafreezeres . Um deles está na Central de Frios na Secretaria Municipal de Saúde e tem capacidade de refrigeração de -86°C.

Um dos ultrafreezeres está na Central de Frios da Secretaria Municipal da Saúde. - Prefeitura de Chapecó/Divulgação
1 3

Um dos ultrafreezeres está na Central de Frios da Secretaria Municipal da Saúde. - Prefeitura de Chapecó/Divulgação

Capacidade de armazenamento é de cerca de 50 mil doses. - Prefeitura de Chapecó/Divulgação
2 3

Capacidade de armazenamento é de cerca de 50 mil doses. - Prefeitura de Chapecó/Divulgação

Ultrafreezer com temperatura de -80°C será emprestado à prefeitura pela Unochapecó. - Unochapecó/Divulgação
3 3

Ultrafreezer com temperatura de -80°C será emprestado à prefeitura pela Unochapecó. - Unochapecó/Divulgação

Conforme o gerente da Vigilância em Saúde do município, Rodrigo Momoli, a Secretaria de Saúde já possuía o ultrafreezer e o equipamento está pronto para receber as doses da Pfizer. “Ele estava em outro uso e, quando começou a vacinação, foi mandado reformar e disponibilizado para receber as vacinas”, disse.

Momoli explicou que o ultrafreezer tem capacidade de armazenar cerca de 50 mil doses de frascos multiformes. “Com esse espaço conseguimos ajudar a atender outros municípios da região também, visto que dificilmente seja enviada essa quantidade toda de uma única vez”, acrescentou.

Chapecó também firmou uma parceria com a Unochapecó (Universidade Comunitária da Região de Chapecó) para o empréstimo de um ultrafreezer com refrigeração em temperatura de -80°C.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde