Chapecó tem estrutura pronta para receber vacinas da Pfizer

Município conta, até o momento, com dois ultrafreezeres disponíveis, um deles foi emprestado em parceria com universidade

Com o anúncio da chegada das vacinas da Pfizer ao Brasil, as cidades catarinenses se preparam para receber as doses do imunizante. Em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, a prefeitura já tem estrutura para armazenar a vacina, apesar de não existir uma previsão para a chegada das doses ao município.

Vacina pfizerChapecó tem capacidade de armazenamento de doses da Pfizer. – Foto: Pixabay/Reprodução

O primeiro lote com 1 milhão de doses chegou ao Brasil nesta quinta-feira (29). O governo do Estado recebe no início da próxima semana, com previsão de chegada na segunda-feira (3), a primeira remessa com 17.550 doses da vacina do laboratório Pfizer. O lote será distribuído apenas aos municípios de Florianópolis e São José. Serão 10.530 doses para Florianópolis e 7.020 para São José.

Mesmo fora das primeiras cidades a receber o imunizante da Pfizer, Chapecó já possuí dois ultrafreezeres para armazenamento. Um deles está na Central de Frios na Secretaria Municipal de Saúde e tem capacidade de refrigeração de -86°C.

Pronto há mais de um mês

De acordo com o gerente da Vigilância em Saúde do município, Rodrigo Momoli, a Secretaria já possuía o ultrafreezer e o equipamento está pronto para receber as doses da Pfizer há mais de um mês. “Ele estava em outro uso e, quando começou a vacinação, foi mandado reformar e disponibilizado para receber as vacinas”, disse.

Momoli explicou que o ultrafreezer tem capacidade de armazenar cerca de 50 mil doses de frascos multiformes. “Com esse espaço conseguimos ajudar a atender outros municípios da região também, uma vez que dificilmente seja enviada essa quantidade toda de uma única vez”, acrescentou.

Um dos ultrafreezeres está na Central de Frios da Secretaria Municipal da Saúde. - Prefeitura de Chapecó/Divulgação
1 3
Um dos ultrafreezeres está na Central de Frios da Secretaria Municipal da Saúde. - Prefeitura de Chapecó/Divulgação
Capacidade de armazenamento é de cerca de 50 mil doses. - Prefeitura de Chapecó/Divulgação
2 3
Capacidade de armazenamento é de cerca de 50 mil doses. - Prefeitura de Chapecó/Divulgação
Ultrafreezer com temperatura de -80°C será emprestado à prefeitura pela Unochapecó. - Unochapecó/Divulgação
3 3
Ultrafreezer com temperatura de -80°C será emprestado à prefeitura pela Unochapecó. - Unochapecó/Divulgação

Parceria com universidade

Chapecó também firmou uma parceria com a Unochapecó (Universidade Comunitária da Região de Chapecó) para o empréstimo de um ultrafreezer com refrigeração em temperatura de -80°C. O equipamento ainda está na universidade, mas fica à disposição do município.

Doses recebidas

Mesmo sem a chegada das doses da Pfizer, Chapecó já recebeu cerca de 55 mil doses de vacinas contra a Covid-19, entre Coronavac e Astrazeneca/Oxford. Já receberam a primeira dose 31.644 pessoas e 17.053 a segunda.

Santa Catarina recebeu do Ministério da Saúde, nesta quinta-feira, 218.500 novas doses da vacina contra a Covid-19 com chegada prevista para quinta-feira (29). Deste total, são 214.500 produzidas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e outras 4 mil pelo Instituto Butantan.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...