Chegada de vacina perto da validade vai ser prioridade em Blumenau; entenda

Imunizante de dose única Janssen, fabricado pela Johnson & Johnson, deve chegar a SC na próxima semana

Apesar de ainda não haver confirmação de recebimento, Blumenau já se prepara para receber doses da vacina da Janssen, fabricada pela Johnson & Johnson, que devem chegar a Santa Catarina na próxima semana.

Central de vacinação pode aplicar até 3.200 doses por dia em Blumenau, segundo a prefeitura – Foto: Moisés Stuker/NDTV BlumenauCentral de vacinação pode aplicar até 3.200 doses por dia em Blumenau, segundo a prefeitura – Foto: Moisés Stuker/NDTV Blumenau

A vice-prefeita e coordenadora da Comissão de Imunização Maria Regina Soar afirma que, se vier para a Blumenau, a aplicação da vacina deve ser priorizada, já que as doses vão chegar muito próximas do prazo de validade.

“Nós temos capacidade de vacinar 3.200 pessoas por dia na Central de Vacinação. A vacina chegando, com certeza nós vamos dar prioridade para aplicar nos grupos que estão sendo vacinados”, garante.

Maria Regina explica ainda que todas as remessas que chegam à cidade já passam por uma análise da Vigilância Epidemiológica para definir quais doses serão disponibilizadas primeiro – inclusive, um dos itens avaliados já é a data de validade das doses.

“Com a vacina chegando perto dos 30 dias de validade ela deve ser a primeira a ser usada, já que tem essa validade mais curta. Nós não temos estoque de vacina, assim que nós temos disponibilidade de doses já abre o agendamento e é feita a aplicação. Tendo essa situação de validade mais curta a gente consegue vacinar, não vai ser uma dificuldade”, afirma Maria Regina, ressaltando que as doses, se chegarem, não serão desperdiçadas.

Quarto imunizante

O governador Carlos Moisés confirmou na terça-feira (8) a previsão de receber 104.400 doses da vacina Janssen. A entrega deve ocorrer na próxima semana – ainda não há data definida. O montante faz parte das três milhões que vão ser entregues ao Brasil.

As doses devem ser aplicadas o mais rápido possível, uma vez que a remessa tem prazo de validade até o dia 27 de junho – ou seja, daqui a menos de três semanas. A indicação do Ministério da Saúde é manter as doses apenas nas Capitais – no caso, Florianópolis seria a única beneficiada.

Apesar disso, SC pensa em distribuir as doses pelo estado. “Estamos trabalhando para distribuir para mais cidades”, afirmou Moisés, pelas redes sociais. A vacina da Janssen é aplicada em dose única, ao contrário das demais utilizadas. Este é o quarto imunizante utilizado no Brasil contra a Covid-19 – os demais são a Pfizer, Astrazeneca e Coronavac.

A vacina foi aprovada em março pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ao todo, o Ministério da Saúde fechou acordo com a Johnson & Johnson para a aquisição de 38 milhões de doses.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde