Cidade da Grande Florianópolis participa de pesquisa nacional sobre Covid-19; veja qual

Pesquisa que detecta anticorpos da Covid-19 é promovida pelo Ministério da Saúde em 274 municípios brasileiros

Biguaçu, na Grande Florianópolis, está entre os 274 municípios brasileiros selecionados para participar da PrevCov (Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil), do Ministério da Saúde.

Biguaçu participa de pesquisa nacional sobre anticorpos da Covid-19 – Foto: Paulo Rodrigo Ferreira/PMB/Divulgação/NDBiguaçu participa de pesquisa nacional sobre anticorpos da Covid-19 – Foto: Paulo Rodrigo Ferreira/PMB/Divulgação/ND

O estudo consiste na testagem sorológica, que identifica a presença de anticorpos nos participantes. A PrevCov está sendo realizada nas capitais e suas respectivas regiões metropolitanas.

Participam da PrevCov um total de 211.129 pessoas, moradores de 62.097 residências, que foram selecionadas a partir da Pnad Covid-19 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), que vem sendo realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) desde maio de 2020.

Segundo o Ministério da Saúde, a PrevCov é uma das maiores pesquisas sobre Covid-19 do mundo, tendo como objetivo avaliar a prevalência da infecção por coronavírus em residentes do Brasil com estimativas para os estados, capitais e regiões metropolitanas.

Contato telefônico e coleta

O levantamento está sendo executado em três fases. A primeira etapa, de contato telefônico com os selecionados, já foi finalizada em 9 de agosto.

Até 30 de setembro, ocorre a segunda fase, quando profissionais de saúde do Grupo Pardini (empresa contratada) farão as coletas de sangue nos domicílios.

As coletas já foram agendadas com os participantes e serão realizadas em todos os moradores da residência que quiserem participar da pesquisa. Menores de idade precisam de autorização dos pais ou responsáveis.

A prefeitura de Biguaçu alerta que a população não receba em casa, pessoas sem que as coletas estejam previamente marcadas e os profissionais devidamente identificados.

Resultados dos exames

Na terceira fase, as amostras serão analisadas pela Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz). Os resultados dos exames poderão ser consultados pelos participantes, em sistema próprio da pesquisa.

Somente os dados analisados em conjunto serão divulgados. As informações pessoais dos participantes e os resultados individuais são sigilosos.

A pesquisa está sendo desenvolvida por equipe exclusiva do Ministério da Saúde e laboratórios parceiros, não vinculados à prefeitura de Biguaçu ou Secretaria Municipal de Saúde. Em caso de dúvidas, os usuários devem ligar para o Ministério da Saúde pelo número 136.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...